A LEITURA É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTELECTUALIDADE HUMANA E ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS AMBIENTES DA SOCIEDADE. DECODIFICAMOS SIGNOS E SÍMBOLOS, FAZEMOS LEITURAS A TODO MOMENTO, COMUNICAMO-NOS EM GRUPO SOCIAL POR MEIO DA LEITURA. ESTANDO MUITO PRESENTE NAS AULAS DE PORTUGUÊS E LITERATURA, MAS ESSENCIAL PARA A COMPREENSÃO DE TODAS AS OUTRAS. NOS REFERIMOS A UMA LEITURA REFLEXIVA E CRÍTICA, ONDE O LEITOR É LEVADO QUESTIONAR O QUE SE APRENDE, E NÃO APENAS A MEMORIZAR PARA A “AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS”, CONFORME LIMA (2014). DESSA FORMA, O CORDEL PODE SER USADO COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA LÚDICA E ATRAENTE NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE FILOSOFIA E GEOGRAFIA. ESTA FORMA INUSITADA DE SE TRABALHAR A LITERATURA CORDELISTA NA SALA DE AULA É INTITULADA PELO CORDELISTA MANOEL MONTEIRO COMO: "O NOVO CORDEL". TRAZEMOS NESTE TRABALHO UMA PROPOSTA DE AULA UTILIZANDO-SE DO LIVRO "O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL", DE JOSUÉ LIMEIRA, UMA ADAPTAÇÃO DO CLÁSSICO COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA AULA INTERDISCIPLINAR, APRESENTANDO CONCEITOS FILOSÓFICOS E GEOGRÁFICOS.