RESUMO
AS NARRATIVAS ESCRITAS SÃO CAMINHOS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES, CONFORME APONTAM AS PESQUISAS, POIS POSSIBILITAM A REFLEXÃO E PESQUISA ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE DESENVOLVEM, FAZENDO COM QUE TEORIA E PRÁTICA DIALOGUEM E ASSIM FAVOREÇAM A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS. ESSE TEXTO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE O PAPEL DAS NARRATIVAS ESCRITAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA SALA DE AULA, FOCALIZANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TRAZENDO PARA O CERNE DA DISCUSSÃO OS CONCEITOS DE PROFESSOR REFLEXIVO E PROFESSOR PESQUISADOR. AS QUESTÕES QUE SE LEVANTAM E NORTEIAM A DISCUSSÃO SÃO: OS PROFESSORES NARRAM POR ESCRITO? SOBRE O QUÊ E PARA QUÊ NARRAM? DE QUE MODO AS NARRATIVAS ESCRITAS POSSIBILITAM A FORMAÇÃO DOCENTE? QUE RELAÇÃO HÁ ENTRE NARRATIVAS E ENSINO E APRENDIZAGEM? O PRINCIPAL ARCABOUÇO TEÓRICO A RESPALDAR A DISCUSSÃO AO LONGO DESSE TEXTO É MIKHAIL BAKHTIN, TENDO EM VISTA A RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM PARA A CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS E WALTER BENJAMIN, PELA IMPORTÂNCIA DAS NARRATIVAS, BEM COMO DAS EXPERIÊNCIAS PARA ASSIM MATERIALIZÁ-LAS; ENTRE OUTROS, DE MODO A ALCANÇAR O OBJETIVO DESSE ESTUDO.