Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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EDUCAÇÃO E RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS: BASES TEÓRICAS E CIVILIZATÓRIAS NO TRATO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, RELIGIÕES AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS, FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS, VALORES CIVILIZATÓRIOS, Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS TÊM SIDO IMPORTANTE CAMPO DE PESQUISA AO EXPRESSAREM DINÂMICAS CULTURAIS, SOCIAIS E POLÍTICAS, NÃO APENAS POR SUA RELAÇÃO COM O SAGRADO, MAS COMO GUARDIÃES DO PATRIMÔNIO CIVILIZATÓRIO DOS DESCENDENTES DE AFRICANOS NO BRASIL. O ESTUDO OBJETIVA EVIDENCIAR AS BASES TEÓRICAS E CIVILIZATÓRIAS DESTE TEMA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS. ESTE DEBATE TORNA-SE RELEVANTE, NA MEDIDA EM QUE, SE APRESENTA NA REALIDADE EDUCACIONAL COMO UMA TEMÁTICA COMPLEXA E PASSÍVEL DE INTOLERÂNCIA, PELA FALTA DE CONHECIMENTOS E APROPRIAÇÃO DE SUAS BASES EPISTEMOLÓGICAS. PARA TANTO, PARA ALCANÇAR ESTE CONHECIMENTO METODOLOGICAMENTE UTILIZAREMOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA REFORÇAR A DEFINIÇÃO DE UM QUADRO TEÓRICO POUCO CONHECIDO. ESPERAMOS CONSTRUIR CONHECIMENTOS, QUE CONTRIBUAM EM DAR VISIBILIDADE AOS SABERES PRODUZIDOS PELA POPULAÇÃO NEGRA, SUBSIDIANDO A UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE ABRANGENTE COM SUAS HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E FORMAS DE AGIR E PENSAR SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS DENTRO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

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