PARA QUE O PROFESSOR POSSA ATUAR DE MANEIRA MEDIADORA, É NECESSÁRIA FORMAÇÃO ACADÊMICA SÓLIDA, QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE, POIS OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO SÃO DISTANTES DA REALIDADE DAS ESCOLAS. POR ISSO, A PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, POIS PERMITEM A SUA INSERÇÃO NOS ESPAÇOS DA ESCOLA, ATENTANDO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NAS DIMENSÕES DO “SER PROFESSOR”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER OS RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS E APRESENTAR UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. ESTE FOI DESENVOLVIDO POR UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PALMAS - PARANÁ, EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS REUNIÕES DAS COORDENADORAS, BOLSISTA E PROFESSORA REGENTE PARA DEFINIR AS TEMÁTICAS QUE SERIAM TRABALHADAS. HOUVE ENTÃO, A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTA PROFESSORA, ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS COM METODOLOGIAS VARIADAS E ENCONTROS PERIÓDICOS PARA ESTUDO, REFLEXÕES, PLANEJAMENTO, RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES. ESTAS ATIVIDADES PERMITIRAM A APROXIMAÇÃO DA ACADÊMICA COM A REALIDADE DA SALA DE AULA, MELHORA NA SUA ORALIDADE, MAIOR FACILIDADE NA PREPAÇÃO DE AULAS E AUMENTO DA SEGURANÇA NA ATUAÇÃO COMO MEDIADORA NA SALA DE AULA. A EXPERIÊNCIA PERMITIU À LICENCIANDA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA E A REALIZAÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DA COMPLEXIDADE DO MEIO ESCOLAR E UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS DIFICULDADES E SUAS POSSIBILIDADES, ENQUANTO LÓCUS FORMADOR DE CIDADÃOS.