Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, PROFESSOR, VIVÊNCIA, , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69379
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1213
    "inscrito_id" => 5209
    "titulo" => "PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "PARA QUE O PROFESSOR POSSA ATUAR DE MANEIRA MEDIADORA, É NECESSÁRIA FORMAÇÃO ACADÊMICA SÓLIDA, QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE, POIS OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO SÃO DISTANTES DA REALIDADE DAS ESCOLAS. POR ISSO, A PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, POIS PERMITEM A SUA INSERÇÃO NOS ESPAÇOS DA ESCOLA, ATENTANDO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NAS DIMENSÕES DO “SER PROFESSOR”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER OS RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS E APRESENTAR UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. ESTE FOI DESENVOLVIDO POR UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PALMAS - PARANÁ, EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS REUNIÕES DAS COORDENADORAS, BOLSISTA E PROFESSORA REGENTE PARA DEFINIR AS TEMÁTICAS QUE SERIAM TRABALHADAS. HOUVE ENTÃO, A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTA PROFESSORA, ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS COM METODOLOGIAS VARIADAS E ENCONTROS PERIÓDICOS PARA ESTUDO, REFLEXÕES, PLANEJAMENTO, RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES. ESTAS ATIVIDADES PERMITIRAM A APROXIMAÇÃO DA ACADÊMICA COM A REALIDADE DA SALA DE AULA, MELHORA NA SUA ORALIDADE, MAIOR FACILIDADE NA PREPAÇÃO DE AULAS E AUMENTO DA SEGURANÇA NA ATUAÇÃO COMO MEDIADORA NA SALA DE AULA. A EXPERIÊNCIA PERMITIU À LICENCIANDA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA E A REALIZAÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DA COMPLEXIDADE DO MEIO ESCOLAR E UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS DIFICULDADES E SUAS POSSIBILIDADES, ENQUANTO LÓCUS FORMADOR DE CIDADÃOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSOR, VIVÊNCIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA_ID5209_29092020073554.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY BAUMER FRANCESCHINI"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY"
    "autor_email" => "franceschini.stephany@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69379
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1213
    "inscrito_id" => 5209
    "titulo" => "PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "PARA QUE O PROFESSOR POSSA ATUAR DE MANEIRA MEDIADORA, É NECESSÁRIA FORMAÇÃO ACADÊMICA SÓLIDA, QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE, POIS OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO SÃO DISTANTES DA REALIDADE DAS ESCOLAS. POR ISSO, A PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, POIS PERMITEM A SUA INSERÇÃO NOS ESPAÇOS DA ESCOLA, ATENTANDO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NAS DIMENSÕES DO “SER PROFESSOR”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER OS RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS E APRESENTAR UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. ESTE FOI DESENVOLVIDO POR UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PALMAS - PARANÁ, EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS REUNIÕES DAS COORDENADORAS, BOLSISTA E PROFESSORA REGENTE PARA DEFINIR AS TEMÁTICAS QUE SERIAM TRABALHADAS. HOUVE ENTÃO, A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTA PROFESSORA, ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS COM METODOLOGIAS VARIADAS E ENCONTROS PERIÓDICOS PARA ESTUDO, REFLEXÕES, PLANEJAMENTO, RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES. ESTAS ATIVIDADES PERMITIRAM A APROXIMAÇÃO DA ACADÊMICA COM A REALIDADE DA SALA DE AULA, MELHORA NA SUA ORALIDADE, MAIOR FACILIDADE NA PREPAÇÃO DE AULAS E AUMENTO DA SEGURANÇA NA ATUAÇÃO COMO MEDIADORA NA SALA DE AULA. A EXPERIÊNCIA PERMITIU À LICENCIANDA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA E A REALIZAÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DA COMPLEXIDADE DO MEIO ESCOLAR E UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS DIFICULDADES E SUAS POSSIBILIDADES, ENQUANTO LÓCUS FORMADOR DE CIDADÃOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, PROFESSOR, VIVÊNCIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA_ID5209_29092020073554.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY BAUMER FRANCESCHINI"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY"
    "autor_email" => "franceschini.stephany@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

PARA QUE O PROFESSOR POSSA ATUAR DE MANEIRA MEDIADORA, É NECESSÁRIA FORMAÇÃO ACADÊMICA SÓLIDA, QUE MUITAS VEZES NÃO ACONTECE, POIS OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO SÃO DISTANTES DA REALIDADE DAS ESCOLAS. POR ISSO, A PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, POIS PERMITEM A SUA INSERÇÃO NOS ESPAÇOS DA ESCOLA, ATENTANDO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR E AQUISIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NAS DIMENSÕES DO “SER PROFESSOR”. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DESCREVER OS RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS E APRESENTAR UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. ESTE FOI DESENVOLVIDO POR UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS PALMAS - PARANÁ, EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. INICIALMENTE FORAM REALIZADAS REUNIÕES DAS COORDENADORAS, BOLSISTA E PROFESSORA REGENTE PARA DEFINIR AS TEMÁTICAS QUE SERIAM TRABALHADAS. HOUVE ENTÃO, A OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTA PROFESSORA, ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULAS COM METODOLOGIAS VARIADAS E ENCONTROS PERIÓDICOS PARA ESTUDO, REFLEXÕES, PLANEJAMENTO, RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES. ESTAS ATIVIDADES PERMITIRAM A APROXIMAÇÃO DA ACADÊMICA COM A REALIDADE DA SALA DE AULA, MELHORA NA SUA ORALIDADE, MAIOR FACILIDADE NA PREPAÇÃO DE AULAS E AUMENTO DA SEGURANÇA NA ATUAÇÃO COMO MEDIADORA NA SALA DE AULA. A EXPERIÊNCIA PERMITIU À LICENCIANDA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA E A REALIZAÇÃO DE UMA LEITURA CRÍTICA DA COMPLEXIDADE DO MEIO ESCOLAR E UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS DIFICULDADES E SUAS POSSIBILIDADES, ENQUANTO LÓCUS FORMADOR DE CIDADÃOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.