Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CARTOGRAFIAS DE UM PERCURSO ESTÉTICO E ARTÍSTICO NA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS COM A ARTE TRIDIMENSIONAL

Palavra-chaves: ARTES VISUAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRIDIMENSIONAL, , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68147
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1248
    "inscrito_id" => 5858
    "titulo" => "CARTOGRAFIAS DE UM PERCURSO ESTÉTICO E ARTÍSTICO NA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS COM A ARTE TRIDIMENSIONAL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA DISCUSSÕES ACERCA DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS NA RELAÇÃO COM OBRAS TRIDIMENSIONAIS. É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA QUE TEM COMO MÉTODO A CARTOGRAFIA. OBJETIVOU-SE CARTOGRAFAR PERCURSOS DAS CRIANÇAS NA RELAÇÃO COM OBRAS TRIDIMENSIONAIS E EM VIVENCIAS COM MATERIALIDADES DIVERSAS. AS PROPOSTAS DESENVOLVIDAS EM UM CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM MUNICÍPIO DO VALE DO ITAJAÍ, PERMITIRAM ÀS CRIANÇAS VIVENCIAREM EXPERIÊNCIAS COM AS OBRAS DO ARTESÃO MESTRE VITALINO, QUE TRABALHA A LINGUAGEM DA CERÂMICA E AS OBRAS DO ARTISTA WILLIAM KASS, QUE ELABORA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS COM ALIMENTOS E BONECOS EM MINIATURA. A PARTIR DESTAS OBRAS, FORAM PLANEJADAS PROPOSTAS QUE PERMEIAM A TRIDIMENSIONALIDADE COM A ARGILA E MASSA DE BISCOITO. A GERAÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA EM TRÊS ETAPAS: A) CONHECIMENTO DA TURMA COM REGISTROS EM DIÁRIO DE CAMPO; B) APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES ELABORADAS E POSTERIOR ANÁLISE. FOI REALIZADO COM UM GRUPO DE CRIANÇAS DE 4 PARA 5 ANOS. AS PROPOSTAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DA PERSPECTIVA TRIDIMENSIONAL ABORDADA POR ROSELI MOREIRA (2012, 2018) PERMEARAM O CONTATO COM AS PRODUÇÕES EM CERÂMICA, O REGISTRO DOS PERCURSOS POR MEIO DOS MAPAS E A FRUIÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E CRIAÇÃO. OS DADOS INDICAM A RELEVÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES TRIDIMENSIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO IMAGÉTICO DAS CRIANÇAS E VIVÊNCIAS COM ARTE TRIDIMENSIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ARTES VISUAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRIDIMENSIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5858_19102020081107.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ INACIO SPERBER"
    "autor_nome_curto" => "INACIO SPERBER"
    "autor_email" => "joooseinacio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => "5f486daba6670_27082020_233627.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68147
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1248
    "inscrito_id" => 5858
    "titulo" => "CARTOGRAFIAS DE UM PERCURSO ESTÉTICO E ARTÍSTICO NA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS COM A ARTE TRIDIMENSIONAL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA DISCUSSÕES ACERCA DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS NA RELAÇÃO COM OBRAS TRIDIMENSIONAIS. É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA QUE TEM COMO MÉTODO A CARTOGRAFIA. OBJETIVOU-SE CARTOGRAFAR PERCURSOS DAS CRIANÇAS NA RELAÇÃO COM OBRAS TRIDIMENSIONAIS E EM VIVENCIAS COM MATERIALIDADES DIVERSAS. AS PROPOSTAS DESENVOLVIDAS EM UM CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM MUNICÍPIO DO VALE DO ITAJAÍ, PERMITIRAM ÀS CRIANÇAS VIVENCIAREM EXPERIÊNCIAS COM AS OBRAS DO ARTESÃO MESTRE VITALINO, QUE TRABALHA A LINGUAGEM DA CERÂMICA E AS OBRAS DO ARTISTA WILLIAM KASS, QUE ELABORA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS COM ALIMENTOS E BONECOS EM MINIATURA. A PARTIR DESTAS OBRAS, FORAM PLANEJADAS PROPOSTAS QUE PERMEIAM A TRIDIMENSIONALIDADE COM A ARGILA E MASSA DE BISCOITO. A GERAÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA EM TRÊS ETAPAS: A) CONHECIMENTO DA TURMA COM REGISTROS EM DIÁRIO DE CAMPO; B) APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES ELABORADAS E POSTERIOR ANÁLISE. FOI REALIZADO COM UM GRUPO DE CRIANÇAS DE 4 PARA 5 ANOS. AS PROPOSTAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DA PERSPECTIVA TRIDIMENSIONAL ABORDADA POR ROSELI MOREIRA (2012, 2018) PERMEARAM O CONTATO COM AS PRODUÇÕES EM CERÂMICA, O REGISTRO DOS PERCURSOS POR MEIO DOS MAPAS E A FRUIÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E CRIAÇÃO. OS DADOS INDICAM A RELEVÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES TRIDIMENSIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO IMAGÉTICO DAS CRIANÇAS E VIVÊNCIAS COM ARTE TRIDIMENSIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "ARTES VISUAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, TRIDIMENSIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5858_19102020081107.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ INACIO SPERBER"
    "autor_nome_curto" => "INACIO SPERBER"
    "autor_email" => "joooseinacio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => "5f486daba6670_27082020_233627.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA DISCUSSÕES ACERCA DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS NA RELAÇÃO COM OBRAS TRIDIMENSIONAIS. É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA QUE TEM COMO MÉTODO A CARTOGRAFIA. OBJETIVOU-SE CARTOGRAFAR PERCURSOS DAS CRIANÇAS NA RELAÇÃO COM OBRAS TRIDIMENSIONAIS E EM VIVENCIAS COM MATERIALIDADES DIVERSAS. AS PROPOSTAS DESENVOLVIDAS EM UM CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM MUNICÍPIO DO VALE DO ITAJAÍ, PERMITIRAM ÀS CRIANÇAS VIVENCIAREM EXPERIÊNCIAS COM AS OBRAS DO ARTESÃO MESTRE VITALINO, QUE TRABALHA A LINGUAGEM DA CERÂMICA E AS OBRAS DO ARTISTA WILLIAM KASS, QUE ELABORA PRODUÇÕES FOTOGRÁFICAS COM ALIMENTOS E BONECOS EM MINIATURA. A PARTIR DESTAS OBRAS, FORAM PLANEJADAS PROPOSTAS QUE PERMEIAM A TRIDIMENSIONALIDADE COM A ARGILA E MASSA DE BISCOITO. A GERAÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA EM TRÊS ETAPAS: A) CONHECIMENTO DA TURMA COM REGISTROS EM DIÁRIO DE CAMPO; B) APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES ELABORADAS E POSTERIOR ANÁLISE. FOI REALIZADO COM UM GRUPO DE CRIANÇAS DE 4 PARA 5 ANOS. AS PROPOSTAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DA PERSPECTIVA TRIDIMENSIONAL ABORDADA POR ROSELI MOREIRA (2012, 2018) PERMEARAM O CONTATO COM AS PRODUÇÕES EM CERÂMICA, O REGISTRO DOS PERCURSOS POR MEIO DOS MAPAS E A FRUIÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E CRIAÇÃO. OS DADOS INDICAM A RELEVÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES TRIDIMENSIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO IMAGÉTICO DAS CRIANÇAS E VIVÊNCIAS COM ARTE TRIDIMENSIONAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.