O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS ACERCA DA ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO BÁSICO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69000 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1152 "inscrito_id" => 3664 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS ACERCA DA ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ABORDAGEM ACERCA DAS ESTRAT?GIAS QUE S?O DESENVOLVIDAS PARA ESTABELECER A COMUNICA??O NO QUE CONCERNE AO ESTUDO DE L?NGUA PORTUGUESA, ENVOLVENDO AS HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E AN?LISE LINGU?STICAS NO ENSINO B?SICO. O ESTUDO DE L?NGUA PORTUGUESA REQUER MUITA PESQUISA, AN?LISE E REFLEX?O, VISTO QUE A L?NGUA ? PLURISSIGNIFICATIVA, COM V?RIOS SIGNIFICADOS, QUE GERAM INTERPRETA??ES DIFERENTES. ESSE FATO OCORRE DEVIDO ? DIVERSIDADE DE LINGUAGEM QUE ? DESENVOLVIDA PELOS FALANTES DA L?NGUA PORTUGUESA. OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM DESENVOLVENDO O ENSINO DA L?NGUA PORTUGUESA ENFRENTAM MUITOS OBST?CULOS PARA CONSCIENTIZAR O FALANTE DA L?NGUA DE QUE DEVE ESTAR ATENTO ?S V?RIAS SITUA??ES QUE SE FAZEM NECESS?RIAS PARA SEU USO. QUANDO A CRIAN?A PASSA A FREQUENTAR A ESCOLA, ELA J? SABE FALAR A L?NGUA MATERNA E ISSO DEVE SER RECONHECIDO POR TODOS QUE FAZEM PARTE DA ESCOLA. O QUE ELA AINDA N?O CONHECE S?O OS RECURSOS QUE S?O UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA L?NGUA E QUE SER?O NECESS?RIOS PARA O APRIMORAMENTO DO SABER QUE A MESMA J? TEM. A L?NGUA PORTUGUESA PERMITE QUE O SER HUMANO FA?A PARTE DE UM MUNDO QUE O LEVAR? A INTERAGIR COM COER?NCIA, MANTENDO UMA RELA??O DE IGUALDADE ENTRE OS DEMAIS ENVOLVIDOS NA COMUNICA??O. O ESTUDO DA L?NGUA PORTUGUESA N?O VEM APRESENTANDO BONS RESULTADOS NO FINAL DO ENSINO B?SICO O QUE SE EXIGE MUDAN?AS DE ESTRAT?GIAS AS QUAIS PRECISAM SER COLOCADAS EM PR?TICAS PARA A OBTEN??O DE RESULTADOS MELHORES AO FINAL DO ENSINO B?SICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3664_31082020184917.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILURDES MENEZES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARILURDES" "autor_email" => "mari8menezes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINORTE - UNIVERSIDAD DEL NORTE - PY" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69000 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1152 "inscrito_id" => 3664 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVAS ACERCA DA ORALIDADE E ESCRITA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA ABORDAGEM ACERCA DAS ESTRAT?GIAS QUE S?O DESENVOLVIDAS PARA ESTABELECER A COMUNICA??O NO QUE CONCERNE AO ESTUDO DE L?NGUA PORTUGUESA, ENVOLVENDO AS HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E AN?LISE LINGU?STICAS NO ENSINO B?SICO. O ESTUDO DE L?NGUA PORTUGUESA REQUER MUITA PESQUISA, AN?LISE E REFLEX?O, VISTO QUE A L?NGUA ? PLURISSIGNIFICATIVA, COM V?RIOS SIGNIFICADOS, QUE GERAM INTERPRETA??ES DIFERENTES. ESSE FATO OCORRE DEVIDO ? DIVERSIDADE DE LINGUAGEM QUE ? DESENVOLVIDA PELOS FALANTES DA L?NGUA PORTUGUESA. OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM DESENVOLVENDO O ENSINO DA L?NGUA PORTUGUESA ENFRENTAM MUITOS OBST?CULOS PARA CONSCIENTIZAR O FALANTE DA L?NGUA DE QUE DEVE ESTAR ATENTO ?S V?RIAS SITUA??ES QUE SE FAZEM NECESS?RIAS PARA SEU USO. QUANDO A CRIAN?A PASSA A FREQUENTAR A ESCOLA, ELA J? SABE FALAR A L?NGUA MATERNA E ISSO DEVE SER RECONHECIDO POR TODOS QUE FAZEM PARTE DA ESCOLA. O QUE ELA AINDA N?O CONHECE S?O OS RECURSOS QUE S?O UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA L?NGUA E QUE SER?O NECESS?RIOS PARA O APRIMORAMENTO DO SABER QUE A MESMA J? TEM. A L?NGUA PORTUGUESA PERMITE QUE O SER HUMANO FA?A PARTE DE UM MUNDO QUE O LEVAR? A INTERAGIR COM COER?NCIA, MANTENDO UMA RELA??O DE IGUALDADE ENTRE OS DEMAIS ENVOLVIDOS NA COMUNICA??O. O ESTUDO DA L?NGUA PORTUGUESA N?O VEM APRESENTANDO BONS RESULTADOS NO FINAL DO ENSINO B?SICO O QUE SE EXIGE MUDAN?AS DE ESTRAT?GIAS AS QUAIS PRECISAM SER COLOCADAS EM PR?TICAS PARA A OBTEN??O DE RESULTADOS MELHORES AO FINAL DO ENSINO B?SICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO, LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3664_31082020184917.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILURDES MENEZES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARILURDES" "autor_email" => "mari8menezes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINORTE - UNIVERSIDAD DEL NORTE - PY" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }