O DESENVOLVIMENTO E AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE ATUAL COM O AVANÇO DA
TECNOLOGIA PROPORCIONARAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM VÁRIAS ÁREAS, SENDO CADA VEZ MAIS
NECESSÁRIO BUSCAR ALGO NOVO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA POSSÍVEIS MELHORIAS NA
REDE BÁSICA DE ENSINO. TORNANDO-SE INDISPENSÁVEL O APERFEIÇOAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS
PROFESSORES EM RELAÇÃO À EVOLUÇÃO E INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. NESSE CONTEXTO A
GAMIFICAÇÃO, VEM TORNANDO UMA FERRAMENTA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO ENSINO, DEMONSTRANDO
INÚMEROS BENEFÍCIOS COMO ENGAJAMENTO, INTERAÇÃO, MOTIVAÇÃO AO PASSO QUE TAMBÉM PROPORCIONA
AO ALUNO BUSCAR O SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. TENDO EM CONSIDERAÇÃO A SUA RELEVÂNCIA PARA A
EDUCAÇÃO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A
IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E EXEMPLIFICAR COMO FOI UTILIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR,
COM ENFOQUE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO METODOLOGIA FOI UTILIZADA A PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS, ATRAVÉS DO GOOGLE ACADÊMICO. DIANTE
DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA MOSTROU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS
RESULTADOS EM RELAÇÃO AO USO DA GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA. CONCLUINDO ASSIM QUE A INSERÇÃO
DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES-ALUNOS E ALUNO-ALUNO, DENTRE
OUTROS BENEFÍCIOS. NO ENTANTO, AINDA É NECESSÁRIO O INCENTIVO E A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES
PARA UTILIZAR ESSA FERRAMENTA EM SALA DE AULA E ADAPTAR O SEU USO AO CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO
ESTUDADO.
PALAVRAS-CHAVE: GAMIFICAÇÃO, FERRAMENTAS METODOLÓGICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS,
ENSINO, APRENDIZAGEM.