Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: GAMIFICAÇÃO, FERRAMENTAS METODOLÓGICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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      TECNOLOGIA PROPORCIONARAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM VÁRIAS ÁREAS, SENDO CADA VEZ MAIS\r\n
      NECESSÁRIO BUSCAR ALGO NOVO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA POSSÍVEIS MELHORIAS NA\r\n
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      PROFESSORES EM RELAÇÃO À EVOLUÇÃO E INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. NESSE CONTEXTO A\r\n
      GAMIFICAÇÃO, VEM TORNANDO UMA FERRAMENTA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO ENSINO, DEMONSTRANDO\r\n
      INÚMEROS BENEFÍCIOS COMO ENGAJAMENTO, INTERAÇÃO, MOTIVAÇÃO AO PASSO QUE TAMBÉM PROPORCIONA\r\n
      AO ALUNO BUSCAR O SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. TENDO EM CONSIDERAÇÃO A SUA RELEVÂNCIA PARA A\r\n
      EDUCAÇÃO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A\r\n
      IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E EXEMPLIFICAR COMO FOI UTILIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR,\r\n
      COM ENFOQUE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO METODOLOGIA FOI UTILIZADA A PESQUISA\r\n
      BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS, ATRAVÉS DO GOOGLE ACADÊMICO. DIANTE\r\n
      DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA MOSTROU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS\r\n
      RESULTADOS EM RELAÇÃO AO USO DA GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA. CONCLUINDO ASSIM QUE A INSERÇÃO\r\n
      DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES-ALUNOS E ALUNO-ALUNO, DENTRE\r\n
      OUTROS BENEFÍCIOS. NO ENTANTO, AINDA É NECESSÁRIO O INCENTIVO E A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES\r\n
      PARA UTILIZAR ESSA FERRAMENTA EM SALA DE AULA E ADAPTAR O SEU USO AO CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO\r\n
      ESTUDADO.\r\n
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O DESENVOLVIMENTO E AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE ATUAL COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA PROPORCIONARAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM VÁRIAS ÁREAS, SENDO CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO BUSCAR ALGO NOVO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA POSSÍVEIS MELHORIAS NA REDE BÁSICA DE ENSINO. TORNANDO-SE INDISPENSÁVEL O APERFEIÇOAMENTO E ACOMPANHAMENTO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À EVOLUÇÃO E INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. NESSE CONTEXTO A GAMIFICAÇÃO, VEM TORNANDO UMA FERRAMENTA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO ENSINO, DEMONSTRANDO INÚMEROS BENEFÍCIOS COMO ENGAJAMENTO, INTERAÇÃO, MOTIVAÇÃO AO PASSO QUE TAMBÉM PROPORCIONA AO ALUNO BUSCAR O SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. TENDO EM CONSIDERAÇÃO A SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO E EXEMPLIFICAR COMO FOI UTILIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR, COM ENFOQUE NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. COMO METODOLOGIA FOI UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS, ATRAVÉS DO GOOGLE ACADÊMICO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS A PESQUISA MOSTROU QUE TODOS OS ARTIGOS ESTUDADOS APRESENTARAM BONS RESULTADOS EM RELAÇÃO AO USO DA GAMIFICAÇÃO EM SALA DE AULA. CONCLUINDO ASSIM QUE A INSERÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO PROMOVE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES-ALUNOS E ALUNO-ALUNO, DENTRE OUTROS BENEFÍCIOS. NO ENTANTO, AINDA É NECESSÁRIO O INCENTIVO E A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA UTILIZAR ESSA FERRAMENTA EM SALA DE AULA E ADAPTAR O SEU USO AO CONTEÚDO QUE ESTÁ SENDO ESTUDADO. PALAVRAS-CHAVE: GAMIFICAÇÃO, FERRAMENTAS METODOLÓGICAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO, APRENDIZAGEM.

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