COM O CONSTANTE AVANÇO TECNOLÓGICO DIVERSOS BENEFÍCIOS FORAM IMPLANTADOS NOS MEIOS ACADÊMICOS, ENTRE ELES ESTÁ UMA NOVA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: AS VIDEOAULAS. ESSA FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO BASTANTE OS ESTUDANTES, POIS PODEM REVISAR OS CONTEÚDOS LECIONADOS EM SALA DE AULA A QUALQUER MOMENTO, DE DIVERSAS FORMAS. PORÉM, ESSE TIPO DE ABORDAGEM AUDIOVISUAL, ACESSÍVEIS AOS ESTUDANTES SURDOS É DEMASIADAMENTE ESCASSA EM PLATAFORMAS DE VÍDEO COMO O YOUTUBE E SIMILARES, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA. O USO DE VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SE MOSTRA BASTANTE EFICIENTE, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A REVISÃO DE CONTEÚDO. OS VÍDEOS QUE FORAM ELABORADOS SÃO DE FÁCIL COMPREENSÃO, GRATUITOS E TEM COMO FOCO MAJORITÁRIO A INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NUMA ABORDAGEM DE TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA). PARA EXAMINAR A EFICÁCIA DO MATERIAL PRODUZIDO, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM OS ESTUDANTES SURDOS E A AVALIAÇÃO DO MATERIAL MOSTROU ALGUMAS MELHORIAS QUE PODERIAM SER REALIZADAS. NESSA PERSPECTIVA, O USO DE VIDEOAULAS DE QUÍMICA ACESSÍVEL SURGE COMO UMA BOA ALTERNATIVA DIDÁTICA E FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES SURDOS, PODENDO SER APRIMORADA COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA DE PESSOAS SURDAS E TAMBÉM DE INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS).