PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE QUÍMICA COM TRADUÇÃO PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69368 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2420 "inscrito_id" => 4223 "titulo" => "PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE QUÍMICA COM TRADUÇÃO PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS." "resumo" => "COM O CONSTANTE AVANÇO TECNOLÓGICO DIVERSOS BENEFÍCIOS FORAM IMPLANTADOS NOS MEIOS ACADÊMICOS, ENTRE ELES ESTÁ UMA NOVA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: AS VIDEOAULAS. ESSA FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO BASTANTE OS ESTUDANTES, POIS PODEM REVISAR OS CONTEÚDOS LECIONADOS EM SALA DE AULA A QUALQUER MOMENTO, DE DIVERSAS FORMAS. PORÉM, ESSE TIPO DE ABORDAGEM AUDIOVISUAL, ACESSÍVEIS AOS ESTUDANTES SURDOS É DEMASIADAMENTE ESCASSA EM PLATAFORMAS DE VÍDEO COMO O YOUTUBE E SIMILARES, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA. O USO DE VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SE MOSTRA BASTANTE EFICIENTE, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A REVISÃO DE CONTEÚDO. OS VÍDEOS QUE FORAM ELABORADOS SÃO DE FÁCIL COMPREENSÃO, GRATUITOS E TEM COMO FOCO MAJORITÁRIO A INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NUMA ABORDAGEM DE TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA). PARA EXAMINAR A EFICÁCIA DO MATERIAL PRODUZIDO, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM OS ESTUDANTES SURDOS E A AVALIAÇÃO DO MATERIAL MOSTROU ALGUMAS MELHORIAS QUE PODERIAM SER REALIZADAS. NESSA PERSPECTIVA, O USO DE VIDEOAULAS DE QUÍMICA ACESSÍVEL SURGE COMO UMA BOA ALTERNATIVA DIDÁTICA E FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES SURDOS, PODENDO SER APRIMORADA COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA DE PESSOAS SURDAS E TAMBÉM DE INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDEZ, INCLUSÃO, VIDEOAULAS ACESSÍVEIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID4223_01102020050206.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CECÍLIA LEITE DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "CECÍLIA LEITE" "autor_email" => "cecilialeite011@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69368 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2420 "inscrito_id" => 4223 "titulo" => "PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE QUÍMICA COM TRADUÇÃO PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS." "resumo" => "COM O CONSTANTE AVANÇO TECNOLÓGICO DIVERSOS BENEFÍCIOS FORAM IMPLANTADOS NOS MEIOS ACADÊMICOS, ENTRE ELES ESTÁ UMA NOVA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: AS VIDEOAULAS. ESSA FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO BASTANTE OS ESTUDANTES, POIS PODEM REVISAR OS CONTEÚDOS LECIONADOS EM SALA DE AULA A QUALQUER MOMENTO, DE DIVERSAS FORMAS. PORÉM, ESSE TIPO DE ABORDAGEM AUDIOVISUAL, ACESSÍVEIS AOS ESTUDANTES SURDOS É DEMASIADAMENTE ESCASSA EM PLATAFORMAS DE VÍDEO COMO O YOUTUBE E SIMILARES, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA. O USO DE VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SE MOSTRA BASTANTE EFICIENTE, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A REVISÃO DE CONTEÚDO. OS VÍDEOS QUE FORAM ELABORADOS SÃO DE FÁCIL COMPREENSÃO, GRATUITOS E TEM COMO FOCO MAJORITÁRIO A INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NUMA ABORDAGEM DE TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA). PARA EXAMINAR A EFICÁCIA DO MATERIAL PRODUZIDO, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA ESTRUTURADA COM OS ESTUDANTES SURDOS E A AVALIAÇÃO DO MATERIAL MOSTROU ALGUMAS MELHORIAS QUE PODERIAM SER REALIZADAS. NESSA PERSPECTIVA, O USO DE VIDEOAULAS DE QUÍMICA ACESSÍVEL SURGE COMO UMA BOA ALTERNATIVA DIDÁTICA E FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES SURDOS, PODENDO SER APRIMORADA COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA DE PESSOAS SURDAS E TAMBÉM DE INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDEZ, INCLUSÃO, VIDEOAULAS ACESSÍVEIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID4223_01102020050206.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CECÍLIA LEITE DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "CECÍLIA LEITE" "autor_email" => "cecilialeite011@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }