ESTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO FAVORECER DISCUSS?ES SOBRE SE (E COMO) APARECEM IND?CIOS DE BULLYING NA INF?NCIA, CONSIDERANDO OS ESTADOS DE AGRESSIVIDADE. O BULLYING ESCOLAR REFERE-SE A COMPORTAMENTOS INTENCIONAIS E REPETITIVOS DE CAR?TER AGRESSIVO, OPRESSOR OU AMEA?ADOR NA RELA??O ENTRE PARES, DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR. INSTAURA-SE UM DESEQUIL?BRIO DE FOR?AS, ONDE A V?TIMA N?O POSSUI RECURSOS PARA SE DEFENDER. DEVIDO ?S TRANSFORMA??ES HORMONAIS, SOCIAIS, PSICOL?GICAS E EMOCIONAIS T?PICAS DA ADOLESC?NCIA, OS ADOLESCENTES EST?O MAIS SUSCET?VEIS A SE ENGAJAREM EM SITUA??ES DE BULLYING, ENT?O, ? NESTE PER?ODO QUE SE CONCENTRAM AS PESQUISAS SOBRE BULLYING, ESPECIALMENTE NO BRASIL. NO ENTANTO, O QUE ACONTECE NA INF?NCIA? N?O EXISTE BULLYING? DESSE MODO, A PROPOSTA DO ARTIGO SURGE DA CONSTATA??O DE LACUNAS DE ESTUDOS SOBRE BULLYING ESCOLAR NA INF?NCIA, E PROCUROU SE DEBRU?AR SOBRE O BULLYING NESTE PER?ODO, ARTICULANDO COM ESTUDOS SOBRE AGRESSIVIDADE, NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO MORAL E COGNITIVO NUMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA CONCLUI-SE QUE NA PRIMEIRA INF?NCIA MESMO SEM A CONSCI?NCIA DAS CONSEQU?NCIAS DOS COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS, COMUNS DO DESENVOLVIMENTO MORAL E COGNITIVO DAS CRIAN?AS, AINDA ASSIM, ? POSS?VEL IDENTIFICAR PR?TICAS DE BULLYING NA INF?NCIA, EXATAMENTE PELO SOFRIMENTO QUE GERAM, PELA REPETI??O, O CAR?TER AGRESSIVO E HUMILHANTE DOS COMPORTAMENTOS, SOMADO A DIFICULDADE DAS CRIAN?AS-V?TIMAS DE SE DEFENDEREM. PORTANTO, BUSCOU-SE FOMENTAR REFLEX?ES QUE LEVEM ? G?NESE DE COMPORTAMENTOS DE BULLYING, TOMANDO A AGRESSIVIDADE COMO UM PREDITOR. ASSIM COMO, APONTA-SE A NECESSIDADE DE OLHAR PARA O UNIVERSO INFANTIL COM ESTRAT?GIAS DE PREVEN??O, ANTES DE O FEN?MENO SER INSTAURADO.