A PESQUISA TEM POR OBJETIVO DISCORRER SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E COM ESTE BUSCA-SE RESPONDER A SEGUINTE PERGUNTA NORTEADORA: COMO DEVE SER A CONDUÇÃO DO PROFESSOR AOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS JUNTO AOS DEMAIS ALUNOS DE UM SALA DE ENSINO REGULAR? METODOLOGICAMENTE FOI ESCOLHIDA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, SENDO QUE ATRAVÉS DO USO DE OBRAS CIENTÍFICAS E ESCRITOS DIGITAIS TORNA-SE POSSÍVEL O CONHECIMENTO DAS MUDANÇAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL, EM QUESTÃO, E COMO É POSSÍVEL GARANTIR QUE OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS CONSIGAM SE INSERIR EM MEIOS DIVERSOS SEM SEREM DISCRIMINADOS OU MESMO EXCLUÍDOS DAS ATIVIDADES QUE GARANTEM SEU DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E SOCIAL. DEPOIS DE IDENTIFICADAS AS PESQUISAS QUE DISCORREM SOBRE O ASSUNTO FICOU EVIDENTE QUE OS DOCENTES SÃO COLOCADOS EM SALA DE AULA PARA O ATENDIMENTO A ALUNOS COM E SEM NECESSIDADES ESPECIAIS, FAZENDO-SE NECESSÁRIO A MUDANÇA DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA QUE TODOS OS DISCENTES CONSIGAM SE DESENVOLVER DEVIDAMENTE JUNTO A SEUS COLEGAS, ENTRETANTO NOTA-SE QUE FALTA APOIO PARA CAPACITAÇÃO PLENA, AFIM DE QUE ESSES PROFISSIONAIS CONSIGAM ATENDER A UMA DEMANDA QUE APENAS CRESCE EM SALAS DE AULAS REGULARES.