RESUMO
ESTE ARTIGO VISA PROPOR UM AMPLO DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO PÚBLICO E DE QUE FORMA , ELA PODE IMPACTAR AS AÇÕES DOS ALUNOS E COMUNIDADE NA CIDADE DE SÃO JOÃO DE MERITI, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. POR SER UMA CIDADE COM DIVERSAS PRECARIEDADES E COM GRANDE NECESSIDADE POR MUDANÇAS NO QUE TANGE SEU ASPECTO AMBIENTAL, É PRECISO BUSCAR ALTERNATIVAS. ESTAS ALTERNATIVAS AMBIENTAIS ENCONTRAM NAS ESCOLAS, UM AMBIENTE IDEAL PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CONSCIENTES SOBRE A RELEVÂNCIA DO MEIO AMBIENTE E TAMBÉM AMPLIAR AS AÇÕES DE PRESERVAÇÃO CAPAZES DE ULTRAPASSAREM O AMBIENTE ESCOLAR, POIS AS AÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVEM SER REALIZADAS TAMBÉM EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES, SENDO UM MEIO EFICIENTE NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DE UMA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL. AO REUNIR INFORMAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS, FOI CONSTATADO AINDA QUE AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVEM SER EMPREENDIDAS AMPLAMENTE NA SOCIEDADE, FORMANDO PROFISSIONAIS E, PRINCIPALMENTE CIDADÃOS COM CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, APTOS À PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, UTILIZANDO OS MESMO DE FORMA RESPONSÁVEL E RACIONAL E, PRINCIPALMENTE, APTOS A VIVER DE MANEIRA MAIS SUSTENTÁVEL. A JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO TEMA PAIRA SOBRE A URGÊNCIA QUE ESTE POSSUI, ALÉM DA EXPECTATIVA DE CONTRIBUIR PARA O ÂMBITO ACADÊMICO. O MÉTODO DE PESQUISA EMPREENDIDO SEGUE NATUREZA QUALITATIVA, COM ABORDAGEM EXPLORATÓRIA E PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTADA COM PESQUISA DE CAMPO.