EM 2013, COM O NOVO CURRÍCULO DE FÍSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, O ENSINO DE ASTRONOMIA FOI INTRODUZIDO NO 1O ANO DO ENSINO MÉDIO TRAZENDO NOVAS PERSPECTIVAS PARA UM ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADO E INCLUSIVO. DIFICULDADES INICIAIS EXISTIRAM EM RELAÇÃO AOS RECURSOS A SEREM UTILIZADOS PARA ENSINAR O TEMA E, SABENDO QUE AS AULAS EXPOSITIVAS, POR SI SÓS, NÃO DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS, BUSCAMOS, ENTÃO, A INTRODUÇÃO DO TEMA COM NOVOS RECURSOS: UM DELES, AS FOTONOVELAS. FOTONOVELAS SÃO RECURSOS LÚDICOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA VISANDO BENEFÍCIOS IMPORTANTES PARA INCLUSÃO DO ALUNO. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É RELATAR UM TRABALHO REALIZADO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA PRODUÇÃO DE FOTONOVELAS COM TEMAS DE ASTRONOMIA PRESENTES NO CURRÍCULO MÍNIMO ESTADUAL DE FÍSICA. INICIALMENTE, OS ALUNOS FORMARAM GRUPOS QUE PESQUISARAM, ELABORARAM O ROTEIRO DA HISTÓRIA PARA TIRAR AS FOTOGRAFIAS E DESENVOLVERAM AS FOTONOVELAS UTILIZANDO UM EDITOR DE APRESENTAÇÕES. POSTERIORMENTE, ESSAS FOTONOVELAS FORAM APRESENTADAS EM SALA DE AULA, ONDE OS ALUNOS PUDERAM COMPARTILHAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO. O TRABALHO EM SI ENVOLVIA O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS EM PESQUISA DO TEMA, UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO E DA EXPRESSÃO ORAL. FORAM ELABORADAS 11 FOTONOVELAS QUE SERVIRAM PARA DISCUSSÃO DOS TEMAS EM SALA DE AULA. O TRABALHO FOI BEM ACEITO PELOS ALUNOS E CONTRIBUIU FORTEMENTE PARA UM ENSINO DE FÍSICA INCLUSIVO NA ESCOLA, COLABORANDO PARA O PROTAGONISMO DO ALUNO NO CONTEXTO ESCOLAR EM UMA DISCIPLINA VISTA POR MUITOS COMO EXCLUDENTE.