OS MAPAS CONCEITUAIS (MC) T?M SE DESTACADO NA ATUALIDADE POR SUA APLICA??O NOS DIVERSOS N?VEIS DE ENSINO E ?REAS DO CONHECIMENTO DAS BIOLOGIA, MOSTRANDO-SE CRESCENTES EM ESPECIAL PARA A GEN?TICA, BIOLOGIA CELULAR, BOT?NICA E ZOOLOGIA. DENTRO DESTE CONTEXTO, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APLICAR OS MAPAS CONCEITUAIS SEMIESTRUTURADOS (MCSE) COMO UMA FERRAMENTA DID?TICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM ZOOLOGIA. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS COM 37 ESTUDANTES DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO (EM) DE UMA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADA EM ZONA URBANA DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE. FORAM DESENVOLVIDAS AULAS DIAL?GICAS; RODAS DE CONVERSAS, CONFEC??O E APRESENTA??O DE MCSE SOBRE O T?XON PLATYHELMINTHES. OS MCSE SE MOSTRARAM FERRAMENTAS RELEVANTES NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES E CONTRIBUEM NO PROCESSO DE INTERNALIZA??O, FIXA??O E ORGANIZA??O DOS CONHECIMENTOS ENVOLVENDO O T?XON EXPLORADO. DIANTE DOS DADOS OBSERVADOS, PODE-SE INFERIR QUE ELES SE CONSTITUEM EM UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA TRABALHAR CONTE?DOS DA ZOOLOGIA NO ENSINO M?DIO.