O PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS É MARCADO POR EMBATES E DIVERSAS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS NA LUTA PELO DIREITO DE VIVEREM COMO CIDADÃOS E TER O USO DE SUA LÍNGUA NA SOCIEDADE. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTE EM ANALISAR AS FILOSOFIAS EDUCACIONAIS AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS RELACIONANDO COM A PRÁTICA DO DOCENTE DO 5º ANO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA- PIAUÍ. OS ESPECÍFICOS CORRESPONDEM A IDENTIFICAR A FORMAÇÃO DESSE DOCENTE DO 5º ANO; AS METODOLOGIAS E RECURSOS UTILIZADOS E VERIFICAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA PERMITINDO A APRESENTAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATOS OCORRIDOS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS TEÓRICOS SOBRE O PROCESSO HISTÓRICO EDUCACIONAL DESSE GRUPO. REALIZOU-SE OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS COM UMA PROFESSORA DA SALA REGULAR; COM UM PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE E UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS. PERCEBE-SE QUE A DOCENTE DA SALA REGULAR FAZ O USO DOS RECURSOS: LIVRO DIDÁTICO; QUADRO E EXPLANAÇÃO ORAL DOS CONTEÚDOS. ENQUANTO NA SALA DE AEE, EXISTE UMA PREOCUPAÇÃO DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS E DO PORTUGUÊS, UTILIZANDO-SE DIVERSOS RECURSOS VISUAIS. CONCLUI-SE A PREDOMINÂNCIA DA FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO TOTAL NA PRÁTICA DESSA EDUCADORA DA ESCOLA REGULAR.