EM MARÇO DE 2020, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE DECLAROU QUE A COVID-19 É UMA PANDEMIA, ATINGINDO TODOS OS CONTINENTES, EXCETO A ANTÁRTIDA. NA SEMANA DO CARNAVAL, O BRASIL TEVE OS DOIS PRIMEIROS CASOS CONFIRMADOS OFICIALMENTE E OBSERVAVA O NÚMERO DE CASOS (E DE MORTES) AUMENTAR MUITO DE UM DIA PARA OUTRO EM TODO O MUNDO. DIANTE DE NOTÍCIAS ALARMANTES E FAKE NEWS SENDO DISSEMINADAS, DECIDIMOS UTILIZAR, EM AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DE PETRÓPOLIS (RJ), INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A COVID-19, SUA CARACTERIZAÇÃO E FORMAS DE DISSEMINAÇÃO, COM VISTAS A PROMOVER O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE ESSA DOENÇA E A IMPORTÂNCIA DE SUA PREVENÇÃO. O RESULTADO FOI EXITOSO TANTO NO INTERESSE QUANTO NA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, QUE PASSARAM A PESQUISAR INFORMAÇÕES CORRETAS EM SITES INDICADOS DURANTES AS AULAS PARA DIVULGAREM NO MURAL DA INSTITUIÇÃO. ESSA PRÁTICA EDUCACIONAL QUE EXTRAPOLA O CONHECIMENTO, TORNANDO O INDIVÍDUO APTO A INTERVIR NA REALIDADE, SEGUNDO PAULO FREIRE, PODE AUXILIAR A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A PROFILAXIA DESTA E DE OUTRAS ENFERMIDADES.