Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: O LIVRO DIDÁTICO COMO (RE)PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO

Palavra-chaves: GÊNERO, INFÂNCIA, LIVROS DIDÁTICOS, , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69202
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 2721
    "titulo" => """
      OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: O LIVRO\r\n
      DIDÁTICO COMO (RE)PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE\r\n
      GÊNERO
      """
    "resumo" => """
      AO ENGENDRAR POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTOS QUANTO À TEMÁTICA\r\n
      GÊNERO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E DEMAIS ATORES SOCIAIS QUE COMPÕEM O CONTEXTO\r\n
      EDUCACIONAL, CONSIDERAMOS QUE O LIVRO DIDÁTICO, ENQUANTO INSTRUMENTO COMPLEXO E DE MÚLTIPLAS\r\n
      FACETAS, POSSUI COMO UMA DE SUAS FUNÇÕES A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, TORNANDO-SE UM\r\n
      IMPORTANTE REPRESENTANTE DO PAPEL POLÍTICO PARA A ACULTURAÇÃO EM SUAS DIVERSAS TEMÁTICAS\r\n
      PRESENTES EM CONTEÚDOS E IMAGENS QUE MERECEM SER ANALISADOS. APRESENTAMOS NESTE ARTIGO OS\r\n
      RESULTADOS DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE OBJETIVOU-SE A ANALISAR IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DA\r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL ENDEREÇADOS À PROFESSORES/AS NO EDITAL DO PNLD/2019 EM SEU PRIMEIRO ANO DE\r\n
      IMPLEMENTAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE GÊNERO. PARA ESTE INTENTO, ARTICULAMOS O CONCEITO DE GÊNERO\r\n
      PROPOSTO POR SCOTT, BUTLER E LOURO, O CONCEITO DE INFÂNCIA DE SARMENTO, E LIVROS DIDÁTICOS DE\r\n
      BITTENCOURT E CHOPPIN, INCORPORANDO A PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA HERMENÊUTICA DE\r\n
      PROFUNDIDADE (HP) PROPOSTA POR THOMPSON EM CONJUNTO À ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E\r\n
      ANÁLISE DE IMAGENS DE PENN, ILUMINANDO A ANÁLISE INTERNA A ESSAS FORMAS SIMBÓLICAS COM A\r\n
      INTERPRETAÇÃO E REINTERPRETAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO. APREENDEU-SE QUE AS CRIANÇAS\r\n
      PEQUENAS SE DESENVOLVEM A PARTIR DE UM LUGAR SOCIAL E DE OLHARES QUE SÃO ASSUMIDOS PELA\r\n
      CONCEPÇÃO ADULTOCÊNTRICA E QUE AS IMAGENS ESCOLHIDAS NOS LIVROS TENDEM À REPRODUÇÃO DE\r\n
      ESTERIÓTIPOS DE GÊNERO AO SUSTENTAREM UM MODELO PATRIARCAL, RACISTA E CLASSISTA EM VISTA A FASE DE\r\n
      DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE INFANTIL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, INFÂNCIA, LIVROS DIDÁTICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID2721_25092020201310.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLY DE LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY"
    "autor_email" => "franciellyloliveira@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69202
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2072
    "inscrito_id" => 2721
    "titulo" => """
      OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: O LIVRO\r\n
      DIDÁTICO COMO (RE)PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES DE\r\n
      GÊNERO
      """
    "resumo" => """
      AO ENGENDRAR POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTOS QUANTO À TEMÁTICA\r\n
      GÊNERO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E DEMAIS ATORES SOCIAIS QUE COMPÕEM O CONTEXTO\r\n
      EDUCACIONAL, CONSIDERAMOS QUE O LIVRO DIDÁTICO, ENQUANTO INSTRUMENTO COMPLEXO E DE MÚLTIPLAS\r\n
      FACETAS, POSSUI COMO UMA DE SUAS FUNÇÕES A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, TORNANDO-SE UM\r\n
      IMPORTANTE REPRESENTANTE DO PAPEL POLÍTICO PARA A ACULTURAÇÃO EM SUAS DIVERSAS TEMÁTICAS\r\n
      PRESENTES EM CONTEÚDOS E IMAGENS QUE MERECEM SER ANALISADOS. APRESENTAMOS NESTE ARTIGO OS\r\n
      RESULTADOS DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE OBJETIVOU-SE A ANALISAR IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DA\r\n
      EDUCAÇÃO INFANTIL ENDEREÇADOS À PROFESSORES/AS NO EDITAL DO PNLD/2019 EM SEU PRIMEIRO ANO DE\r\n
      IMPLEMENTAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE GÊNERO. PARA ESTE INTENTO, ARTICULAMOS O CONCEITO DE GÊNERO\r\n
      PROPOSTO POR SCOTT, BUTLER E LOURO, O CONCEITO DE INFÂNCIA DE SARMENTO, E LIVROS DIDÁTICOS DE\r\n
      BITTENCOURT E CHOPPIN, INCORPORANDO A PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA HERMENÊUTICA DE\r\n
      PROFUNDIDADE (HP) PROPOSTA POR THOMPSON EM CONJUNTO À ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E\r\n
      ANÁLISE DE IMAGENS DE PENN, ILUMINANDO A ANÁLISE INTERNA A ESSAS FORMAS SIMBÓLICAS COM A\r\n
      INTERPRETAÇÃO E REINTERPRETAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO. APREENDEU-SE QUE AS CRIANÇAS\r\n
      PEQUENAS SE DESENVOLVEM A PARTIR DE UM LUGAR SOCIAL E DE OLHARES QUE SÃO ASSUMIDOS PELA\r\n
      CONCEPÇÃO ADULTOCÊNTRICA E QUE AS IMAGENS ESCOLHIDAS NOS LIVROS TENDEM À REPRODUÇÃO DE\r\n
      ESTERIÓTIPOS DE GÊNERO AO SUSTENTAREM UM MODELO PATRIARCAL, RACISTA E CLASSISTA EM VISTA A FASE DE\r\n
      DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE INFANTIL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, INFÂNCIA, LIVROS DIDÁTICOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA7_ID2721_25092020201310.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLY DE LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY"
    "autor_email" => "franciellyloliveira@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AO ENGENDRAR POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTOS QUANTO À TEMÁTICA GÊNERO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E DEMAIS ATORES SOCIAIS QUE COMPÕEM O CONTEXTO EDUCACIONAL, CONSIDERAMOS QUE O LIVRO DIDÁTICO, ENQUANTO INSTRUMENTO COMPLEXO E DE MÚLTIPLAS FACETAS, POSSUI COMO UMA DE SUAS FUNÇÕES A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, TORNANDO-SE UM IMPORTANTE REPRESENTANTE DO PAPEL POLÍTICO PARA A ACULTURAÇÃO EM SUAS DIVERSAS TEMÁTICAS PRESENTES EM CONTEÚDOS E IMAGENS QUE MERECEM SER ANALISADOS. APRESENTAMOS NESTE ARTIGO OS RESULTADOS DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE OBJETIVOU-SE A ANALISAR IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENDEREÇADOS À PROFESSORES/AS NO EDITAL DO PNLD/2019 EM SEU PRIMEIRO ANO DE IMPLEMENTAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE GÊNERO. PARA ESTE INTENTO, ARTICULAMOS O CONCEITO DE GÊNERO PROPOSTO POR SCOTT, BUTLER E LOURO, O CONCEITO DE INFÂNCIA DE SARMENTO, E LIVROS DIDÁTICOS DE BITTENCOURT E CHOPPIN, INCORPORANDO A PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE (HP) PROPOSTA POR THOMPSON EM CONJUNTO À ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E ANÁLISE DE IMAGENS DE PENN, ILUMINANDO A ANÁLISE INTERNA A ESSAS FORMAS SIMBÓLICAS COM A INTERPRETAÇÃO E REINTERPRETAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO. APREENDEU-SE QUE AS CRIANÇAS PEQUENAS SE DESENVOLVEM A PARTIR DE UM LUGAR SOCIAL E DE OLHARES QUE SÃO ASSUMIDOS PELA CONCEPÇÃO ADULTOCÊNTRICA E QUE AS IMAGENS ESCOLHIDAS NOS LIVROS TENDEM À REPRODUÇÃO DE ESTERIÓTIPOS DE GÊNERO AO SUSTENTAREM UM MODELO PATRIARCAL, RACISTA E CLASSISTA EM VISTA A FASE DE DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE INFANTIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.