AO ENGENDRAR POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS, CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTOS QUANTO À TEMÁTICA
GÊNERO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS E DEMAIS ATORES SOCIAIS QUE COMPÕEM O CONTEXTO
EDUCACIONAL, CONSIDERAMOS QUE O LIVRO DIDÁTICO, ENQUANTO INSTRUMENTO COMPLEXO E DE MÚLTIPLAS
FACETAS, POSSUI COMO UMA DE SUAS FUNÇÕES A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE, TORNANDO-SE UM
IMPORTANTE REPRESENTANTE DO PAPEL POLÍTICO PARA A ACULTURAÇÃO EM SUAS DIVERSAS TEMÁTICAS
PRESENTES EM CONTEÚDOS E IMAGENS QUE MERECEM SER ANALISADOS. APRESENTAMOS NESTE ARTIGO OS
RESULTADOS DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE OBJETIVOU-SE A ANALISAR IMAGENS DE LIVROS DIDÁTICOS DA
EDUCAÇÃO INFANTIL ENDEREÇADOS À PROFESSORES/AS NO EDITAL DO PNLD/2019 EM SEU PRIMEIRO ANO DE
IMPLEMENTAÇÃO, NA PERSPECTIVA DE GÊNERO. PARA ESTE INTENTO, ARTICULAMOS O CONCEITO DE GÊNERO
PROPOSTO POR SCOTT, BUTLER E LOURO, O CONCEITO DE INFÂNCIA DE SARMENTO, E LIVROS DIDÁTICOS DE
BITTENCOURT E CHOPPIN, INCORPORANDO A PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA HERMENÊUTICA DE
PROFUNDIDADE (HP) PROPOSTA POR THOMPSON EM CONJUNTO À ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN E
ANÁLISE DE IMAGENS DE PENN, ILUMINANDO A ANÁLISE INTERNA A ESSAS FORMAS SIMBÓLICAS COM A
INTERPRETAÇÃO E REINTERPRETAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO. APREENDEU-SE QUE AS CRIANÇAS
PEQUENAS SE DESENVOLVEM A PARTIR DE UM LUGAR SOCIAL E DE OLHARES QUE SÃO ASSUMIDOS PELA
CONCEPÇÃO ADULTOCÊNTRICA E QUE AS IMAGENS ESCOLHIDAS NOS LIVROS TENDEM À REPRODUÇÃO DE
ESTERIÓTIPOS DE GÊNERO AO SUSTENTAREM UM MODELO PATRIARCAL, RACISTA E CLASSISTA EM VISTA A FASE DE
DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE INFANTIL.