ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO TRAÇAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO. TOMANDO COMO PRESSUPOSTO QUE O JOGO, A BRINCADEIRA E OS BRINQUEDOS CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM, EM TODAS AS FASES DA VIDA, NÃO SE LIMITANDO ETAPA DA INFÂNCIA. NESSE SENTIDO, BUSCAMOS SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS NA REVISÃO DE LITERATURA CRIATIVA NA PERSPECTIVA DE WALKER (2015) E MONTUORI (2005). PARA ALÉM DE COMPREENDER O BRINCAR COMO COISA DE CRIANÇA, FIZEMOS UMA CONTEXTUALIZAÇÃO E CONCEITUAÇÃO DO QUE É LUDICIDADE, JOGO, BRINCADEIRA E BRINQUEDO COM O INTUITO DE ASSOCIAR ESSES PROCESSOS COMO PARTE DA NECESSIDADE HUMANA, COMO PARTE, NA VERDADE, DA SUA FORMAÇÃO. PARA TANTO, DIALOGAMOS PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA COM ALMEIDA (2007), KISHIMOTO (2008), BROUGÉRE (2008), ENTRE OUTROS.