A EDUCAÇÃO DEVEM ABRANGER OS DIREITOS DOS CIDADÃOS, BEM COMO OS DIREITOS HUMANOS QUE CONCERNE SOBRE RESPEITAR E VALORIZAR A DIVERSIDADE HUMANA. ASSIM SENDO, BUSCA-SE NESTE ESTUDO A DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS INTERNADOS EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS E SE SEUS DIREITOS SÃO GARANTIDOS NESTES ESPAÇOS DE FORMA EFETIVA. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É DESCREVER E ANALISAR COMO É DESENVOLVIDO O ACOMPANHAMENTO EDUCACIONAL DE MENORES INFRATORES INTERNADOS EM UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, EM RONDÔNIA, E SE ESSA FORMAÇÃO É NA PERSPECTIVA DE REINTEGRÁ-LOS À SOCIEDADE. A METODOLOGIA APLICADA PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE ESTUDO É DO TIPO DESCRITIVA, BIBLIOGRÁFICA E DE DOCUMENTOS, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O RESULTADO APONTA QUE O ACOMPANHAMENTO DE MENORES INFRATORES INTERNADOS NA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA, FOCO DESTA PESQUISA, OCORRE DE FORMA TANGENCIAL, NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE CONTEÚDO ESCOLAR. PORÉM, HÁ UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COMO PSICÓLOGO, EDUCADORES FORMADOS NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, BEM COMO, A OFERTA DE ATIVIDADES ESPORTIVAS DE FORMA QUE VALORIZE A INDIVIDUALIDADE DO SOCIOEDUCANDO, FORTALECENDO OS VÍNCULOS FAMILIARES, GARANTINDO DESSA FORMA O PROTAGONISMO JUVENIL E A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA.