ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVOS VERIFICAR E DISCUTIR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO PERÍODO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO, COM CRIANÇAS DE 4 À 10 ANOS, SENDO ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL, ALÉM DE ADULTOS NO NÍVEL I E II DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DO EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, TODOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP. A ANÁLISE FOI REALIZADA POR INTERMÉDIO DE PESQUISA DE CAMPO COM OS ALUNOS ACIMA CITADOS, IDENTIFICANDO POR MEIO DE DIVERSOS SUPORTES E PORTADORES TEXTUAIS OS CONHECIMENTOS QUE ELES TRAZIAM ACERCA DOS MESMOS BUSCANDO IDENTIFICAR E AVALIAR A HIPÓTESE OU NÍVEL DA ESCRITA EM QUE SE ENCONTRAVAM, FAZENDO UM CONTRAPONTO COM OS ESTUDOS DA EVOLUÇÃO DA ESCRITA APONTADA PELA PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, OU SEJA, COM EMBASAMENTO TEÓRICO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE FERREIRO E TEBEROSKY (1999), AZENHA (1994), DENTRE OUTROS AUTORES QUE TECERAM CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA QUANTO AS HIPÓTESES DE ESCRITA.