CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E HISTÓRICO-CRÍTICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68260 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 864 "inscrito_id" => 5915 "titulo" => "CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "A CULTURA CORPORAL SE CONSTITUI NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DO CORPO E MOVIMENTO, TRANSCENDE A VISÃO SIMPLISTA DE MOTRICIDADE E SE ESTABELECE COMO UMA PRODUÇÃO HUMANA CORPÓREA TRANSFORMADA EM PATRIMÔNIO CULTURAL, EXTERNANDO O JOGO, A GINÁSTICA, A LUTA, O ESPORTE E A DANÇA. NESSA PERSPECTIVA, ELA INTEGRA OS CONHECIMENTOS BASILARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSIDERANDO A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO INDIVÍDUO. NO ENTANTO, INVESTIGAÇÕES INCIPIENTES NA ÁREA, VISÕES EQUIVOCADAS ACERCA DO QUE VEM A SER CULTURA CORPORAL – DOMÍNIO MOTOR E BRINCADEIRAS – ACABAM RENEGANDO ESSE CONHECIMENTO DESDE A TENRA IDADE. DENTRO DESSA PROBLEMÁTICA, A CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL E HISTÓRICO-CRÍTICA SE TORNA REFERÊNCIA NUCLEAR PARA MEDIAR O DIÁLOGO ENTRE CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO INFANTIL. O OBJETIVO DO ESTUDO SE VOLTOU PARA A POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR E AMPLIAR O CONCEITO DE MOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DA CULTURA CORPORAL, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E HISTÓRICO-CRÍTICA. PARA TANTO, A INVESTIGAÇÃO FOI FUNDAMENTADA NO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO, SENDO A METODOLOGIA DESENVOLVIDA BASEADA EM UMA PESQUISA TEÓRICA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO RESULTADO, OBSERVAMOS UM ENTENDIMENTO EQUIVOCADO DE PRÁTICA CORPORAL – REDUCIONISTA E BIOLOGIZANTE, O QUE CORROBORA EM ASSOCIAR A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM SEU HISTÓRICO ESPORTIVISTA OU MERA RECREAÇÃO, SE DISTANCIANDO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL. ASSIM, DEFENDEMOS A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DA CULTURA CORPORAL DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E HISTÓRICO-CRÍTICA, PROPORCIONANDO CONHECER A GÊNESE DO MOVIMENTO, SUA ESTRUTURAÇÃO E AS INEVITÁVEIS CONTRADIÇÕES, CONVERTENDO-SE EM UMA PRÁTICA AUTÔNOMA AO LONGO DA VIDA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CULTURA CORPORAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID5915_28082020162148.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL OLIVEIRA DE ANTONIO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL OLIVEIRA DE ANTONIO" "autor_email" => "ro.antonio@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68260 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 864 "inscrito_id" => 5915 "titulo" => "CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E HISTÓRICO-CRÍTICA" "resumo" => "A CULTURA CORPORAL SE CONSTITUI NAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES DO CORPO E MOVIMENTO, TRANSCENDE A VISÃO SIMPLISTA DE MOTRICIDADE E SE ESTABELECE COMO UMA PRODUÇÃO HUMANA CORPÓREA TRANSFORMADA EM PATRIMÔNIO CULTURAL, EXTERNANDO O JOGO, A GINÁSTICA, A LUTA, O ESPORTE E A DANÇA. NESSA PERSPECTIVA, ELA INTEGRA OS CONHECIMENTOS BASILARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSIDERANDO A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO INDIVÍDUO. NO ENTANTO, INVESTIGAÇÕES INCIPIENTES NA ÁREA, VISÕES EQUIVOCADAS ACERCA DO QUE VEM A SER CULTURA CORPORAL – DOMÍNIO MOTOR E BRINCADEIRAS – ACABAM RENEGANDO ESSE CONHECIMENTO DESDE A TENRA IDADE. DENTRO DESSA PROBLEMÁTICA, A CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL E HISTÓRICO-CRÍTICA SE TORNA REFERÊNCIA NUCLEAR PARA MEDIAR O DIÁLOGO ENTRE CULTURA CORPORAL E EDUCAÇÃO INFANTIL. O OBJETIVO DO ESTUDO SE VOLTOU PARA A POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAR E AMPLIAR O CONCEITO DE MOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DA CULTURA CORPORAL, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E HISTÓRICO-CRÍTICA. PARA TANTO, A INVESTIGAÇÃO FOI FUNDAMENTADA NO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO, SENDO A METODOLOGIA DESENVOLVIDA BASEADA EM UMA PESQUISA TEÓRICA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA E ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO RESULTADO, OBSERVAMOS UM ENTENDIMENTO EQUIVOCADO DE PRÁTICA CORPORAL – REDUCIONISTA E BIOLOGIZANTE, O QUE CORROBORA EM ASSOCIAR A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM SEU HISTÓRICO ESPORTIVISTA OU MERA RECREAÇÃO, SE DISTANCIANDO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL. ASSIM, DEFENDEMOS A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DA CULTURA CORPORAL DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E HISTÓRICO-CRÍTICA, PROPORCIONANDO CONHECER A GÊNESE DO MOVIMENTO, SUA ESTRUTURAÇÃO E AS INEVITÁVEIS CONTRADIÇÕES, CONVERTENDO-SE EM UMA PRÁTICA AUTÔNOMA AO LONGO DA VIDA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CULTURA CORPORAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID5915_28082020162148.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL OLIVEIRA DE ANTONIO" "autor_nome_curto" => "RAFAEL OLIVEIRA DE ANTONIO" "autor_email" => "ro.antonio@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }