Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS SINALIZADAS POR ESTUDANTES SURDOS/AS DE ESCOLAS PÚBLICAS EM SÃO LUÍS – MA

Palavra-chaves: ESTUDANTE SURDO, EXPERIÊNCIAS, LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICAS DE ENSINO, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA PROPÕEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, ASSIM, AS PRÁTICAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVEM ESTAR ADEQUADAS ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DOS ESTUDANTES SURDOS. NESSA PERSPECTIVA, DELIBERAMOS COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB AS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES SURDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS – MA, E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) IDENTIFICAR AS PRÁTICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO DE ESTUDANTES SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS – MA; B) CONHECER AS VIVÊNCIAS ESCOLARES DOS ESTUDANTES SURDOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. EM CONSONÂNCIA COM ESSES OBJETIVOS, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, DO TIPO EXPLICATIVA, TENDO COMO TÉCNICA PARA A PRODUÇÃO DOS DADOS A ENTREVISTA FOCALIZADA REALIZADA COM DOIS ESTUDANTES SURDOS QUE CURSARAM A EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO LUÍS – MA, ENTRE OS ANOS DE 1996 A 2018. OS RESULTADOS DA PESQUISA NOS POSSIBILITARAM COMPREENDER QUE AS PRÁTICAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA COSTUMAM PRIORIZAR UM MÉTODO ORAL-AUDITIVO SEM O AUXILIO DE RECURSOS QUE AUXILIEM O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE SURDO, NESSE CONTEXTO, A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A PRESENÇA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS APRESENTAM-SE COMO POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DESSE ESTUDANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA.

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