OBJETIVAMOS, NESTE ARTIGO, COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS FAMÍLIAS PODEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE LETRAMENTO (AQUISIÇÃO DA LEITURA A PARTIR DAS PRÁTICAS LETRADAS) ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA X FAMÍLIA, COMO FORMA DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES A PARTIR DO TRABALHO COM GÊNEROS ORAIS PRESENTES NO SUPORTE DO RÁDIO. PARA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVAMOS FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES; TRABALHAR A AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA OBTER ÊXITO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS DISCENTES; REALIZAR UMA DRAMATIZAÇÃO UTILIZANDO O RÁDIO COMO SUPORTE, COMO FORMA DE ESTIMULAR A ORALIDADE EM UMA TURMA DO 4º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE; DESCREVER OS RESULTADOS E ANALISÁ-LOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ENVOLVER A FAMÍLIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS FILHOS FOI UMA DRAMATIZAÇÃO, COMO NAS ESTRUTURAS PRESENTES NO RÁDIO DA DÉCADA DE 40. PARA ISSO FOI ORGANIZADA A NARRAÇÃO DE UM JOGO DE FUTEBOL; INTERPRETAÇÃO DOS PRINCIPAIS ARTISTAS DA DÉCADA DE OURO DO RÁDIO, EM 1940; DIÁLOGO ENTRE UM OUVINTE E UM LOCUTOR DE RÁDIO; BASEAMO-NOS EM APONTAMENTOS TEÓRICOS, DENTRE OUTROS, DE KLEIMAN (1999), WALLON (1981), DOLZ E SCHNEUWLY (2004); E EM ALGUMAS LEIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COMO A LDBEN (1996). POR FIM, CONCLUIU-SE COM ESTE PROJETO, QUE OS ALUNOS TIVERAM UM MELHOR DESENVOLVIMENTO NO TOCANTE À ORALIDADE, BEM COMO, CONTROLARAM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO, DEMONSTRANDO CAPACIDADE E SEGURANÇA, ALÉM DA DESINIBIÇÃO E AUTOESTIMA.