Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS GÊNEROS ORAIS E O RÁDIO: INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA X ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ORAL

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM;, FAMÍLIA-ESCOLA;, ORALIDADE;, LUDICIDADE;, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69226
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2654
    "inscrito_id" => 6188
    "titulo" => "OS GÊNEROS ORAIS E O RÁDIO: INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA X ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ORAL"
    "resumo" => "OBJETIVAMOS, NESTE ARTIGO, COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS FAMÍLIAS PODEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE LETRAMENTO (AQUISIÇÃO DA LEITURA A PARTIR DAS PRÁTICAS LETRADAS) ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA X FAMÍLIA, COMO FORMA DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES A PARTIR DO TRABALHO COM GÊNEROS ORAIS PRESENTES NO SUPORTE DO RÁDIO. PARA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVAMOS FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES; TRABALHAR A AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA OBTER ÊXITO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS DISCENTES; REALIZAR UMA DRAMATIZAÇÃO UTILIZANDO O RÁDIO COMO SUPORTE, COMO FORMA DE ESTIMULAR A ORALIDADE EM UMA TURMA DO 4º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE; DESCREVER OS RESULTADOS E ANALISÁ-LOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ENVOLVER A FAMÍLIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS FILHOS FOI UMA DRAMATIZAÇÃO, COMO NAS ESTRUTURAS PRESENTES NO RÁDIO DA DÉCADA DE 40. PARA ISSO FOI ORGANIZADA A NARRAÇÃO DE UM JOGO DE FUTEBOL; INTERPRETAÇÃO DOS PRINCIPAIS ARTISTAS DA DÉCADA DE OURO DO RÁDIO, EM 1940; DIÁLOGO ENTRE UM OUVINTE E UM LOCUTOR DE RÁDIO; BASEAMO-NOS EM APONTAMENTOS TEÓRICOS, DENTRE OUTROS, DE KLEIMAN (1999), WALLON (1981), DOLZ E SCHNEUWLY (2004); E EM ALGUMAS LEIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COMO A LDBEN (1996). POR FIM, CONCLUIU-SE COM ESTE PROJETO, QUE OS ALUNOS TIVERAM UM MELHOR DESENVOLVIMENTO NO TOCANTE À ORALIDADE, BEM COMO, CONTROLARAM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO, DEMONSTRANDO CAPACIDADE E SEGURANÇA, ALÉM DA DESINIBIÇÃO E AUTOESTIMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, FAMÍLIA-ESCOLA;, ORALIDADE;, LUDICIDADE;, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6188_01102020204910.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA DE O. BARBOSA"
    "autor_email" => "camilaolliveira07@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69226
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2654
    "inscrito_id" => 6188
    "titulo" => "OS GÊNEROS ORAIS E O RÁDIO: INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA X ESCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO ORAL"
    "resumo" => "OBJETIVAMOS, NESTE ARTIGO, COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS FAMÍLIAS PODEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE LETRAMENTO (AQUISIÇÃO DA LEITURA A PARTIR DAS PRÁTICAS LETRADAS) ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA X FAMÍLIA, COMO FORMA DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES A PARTIR DO TRABALHO COM GÊNEROS ORAIS PRESENTES NO SUPORTE DO RÁDIO. PARA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVAMOS FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES; TRABALHAR A AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA OBTER ÊXITO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS DISCENTES; REALIZAR UMA DRAMATIZAÇÃO UTILIZANDO O RÁDIO COMO SUPORTE, COMO FORMA DE ESTIMULAR A ORALIDADE EM UMA TURMA DO 4º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE; DESCREVER OS RESULTADOS E ANALISÁ-LOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ENVOLVER A FAMÍLIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS FILHOS FOI UMA DRAMATIZAÇÃO, COMO NAS ESTRUTURAS PRESENTES NO RÁDIO DA DÉCADA DE 40. PARA ISSO FOI ORGANIZADA A NARRAÇÃO DE UM JOGO DE FUTEBOL; INTERPRETAÇÃO DOS PRINCIPAIS ARTISTAS DA DÉCADA DE OURO DO RÁDIO, EM 1940; DIÁLOGO ENTRE UM OUVINTE E UM LOCUTOR DE RÁDIO; BASEAMO-NOS EM APONTAMENTOS TEÓRICOS, DENTRE OUTROS, DE KLEIMAN (1999), WALLON (1981), DOLZ E SCHNEUWLY (2004); E EM ALGUMAS LEIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COMO A LDBEN (1996). POR FIM, CONCLUIU-SE COM ESTE PROJETO, QUE OS ALUNOS TIVERAM UM MELHOR DESENVOLVIMENTO NO TOCANTE À ORALIDADE, BEM COMO, CONTROLARAM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO, DEMONSTRANDO CAPACIDADE E SEGURANÇA, ALÉM DA DESINIBIÇÃO E AUTOESTIMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM;, FAMÍLIA-ESCOLA;, ORALIDADE;, LUDICIDADE;, GESTÃO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID6188_01102020204910.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA DE O. BARBOSA"
    "autor_email" => "camilaolliveira07@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

OBJETIVAMOS, NESTE ARTIGO, COMPREENDER DE QUE MANEIRA AS FAMÍLIAS PODEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE LETRAMENTO (AQUISIÇÃO DA LEITURA A PARTIR DAS PRÁTICAS LETRADAS) ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE ESCOLA X FAMÍLIA, COMO FORMA DE ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES A PARTIR DO TRABALHO COM GÊNEROS ORAIS PRESENTES NO SUPORTE DO RÁDIO. PARA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVAMOS FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E NA FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES; TRABALHAR A AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA OBTER ÊXITO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS DISCENTES; REALIZAR UMA DRAMATIZAÇÃO UTILIZANDO O RÁDIO COMO SUPORTE, COMO FORMA DE ESTIMULAR A ORALIDADE EM UMA TURMA DO 4º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE; DESCREVER OS RESULTADOS E ANALISÁ-LOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ENVOLVER A FAMÍLIA NO PROCESSO DE LETRAMENTO DOS FILHOS FOI UMA DRAMATIZAÇÃO, COMO NAS ESTRUTURAS PRESENTES NO RÁDIO DA DÉCADA DE 40. PARA ISSO FOI ORGANIZADA A NARRAÇÃO DE UM JOGO DE FUTEBOL; INTERPRETAÇÃO DOS PRINCIPAIS ARTISTAS DA DÉCADA DE OURO DO RÁDIO, EM 1940; DIÁLOGO ENTRE UM OUVINTE E UM LOCUTOR DE RÁDIO; BASEAMO-NOS EM APONTAMENTOS TEÓRICOS, DENTRE OUTROS, DE KLEIMAN (1999), WALLON (1981), DOLZ E SCHNEUWLY (2004); E EM ALGUMAS LEIS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COMO A LDBEN (1996). POR FIM, CONCLUIU-SE COM ESTE PROJETO, QUE OS ALUNOS TIVERAM UM MELHOR DESENVOLVIMENTO NO TOCANTE À ORALIDADE, BEM COMO, CONTROLARAM O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO, DEMONSTRANDO CAPACIDADE E SEGURANÇA, ALÉM DA DESINIBIÇÃO E AUTOESTIMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.