AS EMOÇÕES SÃO INATAS AO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E FAZEM PARTE DA VIDA HUMANA, SENDO UM ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E COGNITIVO. PARTINDO DOS PRESSUPOSTOS DA NEUROPSICOLOGIA, REALIZAMOS NESSE TRABALHO A ANÁLISE FÍLMICA DO LONGA-METRAGEM “DIVERTIDA MENTE”, UMA ANIMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA QUE DISCUTE A INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA PRÉ-ADOLESCENTE RILEY. O FILME FOI ASSISTIDO POR TRÊS VEZES, REALIZANDO-SE ANOTAÇÕES E SELEÇÃO DE EPISÓDIOS NOS QUAIS SE IDENTIFICARAM POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO E APROXIMAÇÕES ENTRE ASPECTOS EMOCIONAIS E O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO/COGNITIVO, SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA NEUROPSCOLOGIA. FORAM SELECIONADOS SEIS EPISÓDIOS DE INTERESSE, QUE FORAM ORGANIZADOS EM DUAS CATEGORIAS: (I) PUBERDADE E ENTRADA NA ADOLESCÊNCIA E (II) EMOÇÕES NAS INTERAÇÕES SOCIAIS E NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO. POR FIM, RECONHECEMOS E DESTACAMOS O POTENCIAL DO FILME “DIVERTIDA MENTE” COMO RECURSO PARA DISCUSSÃO, NO CONTEXTO EDUCATIVO, DA INFLUÊNCIA DAS EMOÇÕES NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E COGNITIVO DO SUJEITO.