O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR PESQUISAS VEICULADAS POR CANAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, DISPONÍVEIS NA INTERNET, COM FOCO NA AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NAS BASES DE DADOS SCIELO, PORTAL DE PERIÓDICOS S DA COORDENADORIA DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOA DE NÍVEL SUPERIOR (PERIÓDICOS CAPES) E O GOOGLE ACADÊMICO (GA), UTILIZANDO NO CAMPO DE BUSCA POR ASSUNTO AS EXPRESSÕES: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO EM LEITURA. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA FORAM SUBMETIDOS A UM REFINAMENTO E, APÓS A TRIAGEM, OS ESTUDOS SELECIONADOS PARA COMPOR A ANÁLISE FORAM UM TOTAL DE 6. A LITERATURA ANALISADA POSSIBILITOU A IDENTIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO EM LEITURA E DA APRENDIZAGEM ESCRITA EMPREGADOS EM PESQUISAS BRASILEIRAS, A SABER: TESTE DE CLOZE, MODALIDADE DE RECONTO, COMPREENSÃO LEITORA DE PALAVRAS E FRASES, E ESCALA DE AVALIAÇÃO DA ESCRITA (EAVE). OS RESULTADOS DESTE TRABALHO CONSOLIDAM UM PANORAMA INTERESSANTE PARA OS PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS QUE DESEJAM PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES SOBRE OS TEMAS QUE ENVOLVEM A AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO.