ESTE ARTIGO ? UM RECORTE DE UM TRABALHO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCA??O INFANTIL, NA CIDADE DE PORTO VELHO, ROND?NIA, QUAL DESENVOLVE A??ES PEDAG?GICAS E ARTICULADAS COM INTEN??ES DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA AS CRIAN?AS DO SEGMENTO INFANTIL DE 3 A 5 ANOS DE IDADE, A ESCOLA MUNICIPAL JUDITH HOLDER EST? LOCALIZADA NA COMUNIDADE DO ORGULHO DO MADEIRA, ZONA LESTE DA CIDADE, COMUNIDADE DE GRANDE VULNERABILIDADE SOCIAL. TODAS AS A??ES PEDAG?GICAS TEM COMO PROPOSTA VALORIZAR A CRIAN?A COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO, E PRIORIZAR O PERTENCIMENTO DA INF?NCIA, DESTACANDO ASSIM, ESSA FASE IMPRESCIND?VEL PARA A CONSTRU??O SOCIAL, UMA VEZ QUE A? PRIMEIRA INF?NCIA?, FASE ESSA QUE VAI DOS 0 (ZERO) AOS 6 (SEIS) ANOS DE IDADE, CABE DESTACAR QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, OU A MANEIRA COMO ELA ? VIVIDA TEM LIGA??ES DIRETAS COM O DESEMPENHO COGNITIVO, F?SICO E EMOCIONAL POR TODA A VIDA. ? A PARTIR DE A??ES DIRECIONADAS E INTENCIONADAS PARA AS CRIAN?AS, TORNANDO-AS PARTICIPANTES ATIVAS NO PLANEJAMENTO E PR?TICAS PEDAG?GICAS OPORTUNIZANDO A CONSTRU??O DE PENSAMENTO E LINGUAGEM QUE, OPERANDO JUNTOS NA FORMA??O DE IDEIAS, , EXECU??O, REGULA??O, EXPLICA??O E DISCUSS?O, PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO DE SUAS COMPET?NCIAS DE AUTONOMIA DE FORMA L?DICA E PRAZEROSA.