COM ESTE TRABALHO, FRUTO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM FASE DE CONCLUSÃO, TEMOS O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE A RELEVÂNCIA DA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA NO ESPAÇO ESCOLAR, BASEANDO-NOS NUMA ABORDAGEM ANALÍTICO-DISCURSIVA ACERCA DAS PRODUÇÕES DOS/AS DISCENTES DE UMA TURMA DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MACEIÓ/AL. NOSSOS EMBASAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS FORAM DA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE BASE ETNOGRÁFICA E INTERPRETATIVISTA. A PARTIR DOS DADOS ANALISADOS, COLETADOS POR MEIO DE FORMULÁRIOS ÉTNICO-RACIAIS E RELATOS DE OPINIÃO, OBSERVAMOS PRELIMINARMENTE QUE OS SUJEITOS-PARTÍCIPES POSSUEM CONHECIMENTO ELEMENTAR SOBRE SUA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA, ESPECIALMENTE A NEGRA, ESTANDO SUAS CONCEPÇÕES ÉTNICO-RACIAIS AINDA MUITO VINCULADAS A ANTIGOS PADRÕES DE UMA TRADIÇÃO ETNOCÊNTRICA BRANCA, ARRAIGADA EM DISCURSOS ENVOLVENTES, O QUE DEMONSTRA QUE AINDA HÁ POUCA DISCUSSÃO E VISIBILIDADE DO TEMA EM TELA NAS PRÁTICAS DE SALA DE AULA.