O XADREZ É UM JOGO QUE ENVOLVE ESTRATÉGIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E, SOBRETUDO, PENSAMENTO RÁPIDO PARA
PREVER JOGADAS; DEVIDO A ISSO, É POSSÍVEL LIGÁ-LO A DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ARTIGO PROCURA
MOSTRAR COMO PODEMOS RELACIONAR O XADREZ COM A MATEMÁTICA E APLICÁ-LO DE UMA MANEIRA LÚDICA PARA
MOTIVAR OS ALUNOS SEM FUGIR DOS ASSUNTOS QUE SERIAM ABORDADOS EM SALA DE AULA. A PESQUISA FOI
APLICADA POR MEIO DE FORMULÁRIO NO GOOGLE FORMS E COMPARTILHADA NAS REDES SOCIAIS. O PÚBLICO-ALVO
ERAM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARTINS NO RIO GRANDE
DO NORTE. ESSA PROPOSTA SURGIU DE UM GRUPO DE PESQUISA EM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE
ATUAM TANTO NO ENSINO BÁSICO COMO NO ENSINO SUPERIOR, E TOMOU COMO BASE TEÓRICA SÁ (2012) QUE TEM
INÚMEROS TRABALHOS SOBRE O USO DO XADREZ COMO RECURSO EDUCACIONAL E BUENO JUNIOR (2017) QUE CITA A
RELAÇÃO DO XADREZ COM A MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA FORAM SATISFATÓRIOS, TENDO EM VISTA
QUE FOI POSSÍVEL VERIFICAR A RELAÇÃO XADREZ/MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR, POSSIBILITANDO QUE OS
ALUNOS SE SENTISSEM MAIS À VONTADE NA ABORDAGEM DE NOVOS CONTEÚDOS.