Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

XADREZ COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: XADREZ, MATEMÁTICA, LÚDICO, EDUCAÇÃO BÁSICA, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69712
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 904
    "inscrito_id" => 4772
    "titulo" => """
      XADREZ COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE\r\n
      MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => """
      O XADREZ É UM JOGO QUE ENVOLVE ESTRATÉGIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E, SOBRETUDO, PENSAMENTO RÁPIDO PARA\r\n
      PREVER JOGADAS; DEVIDO A ISSO, É POSSÍVEL LIGÁ-LO A DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ARTIGO PROCURA\r\n
      MOSTRAR COMO PODEMOS RELACIONAR O XADREZ COM A MATEMÁTICA E APLICÁ-LO DE UMA MANEIRA LÚDICA PARA\r\n
      MOTIVAR OS ALUNOS SEM FUGIR DOS ASSUNTOS QUE SERIAM ABORDADOS EM SALA DE AULA. A PESQUISA FOI\r\n
      APLICADA POR MEIO DE FORMULÁRIO NO GOOGLE FORMS E COMPARTILHADA NAS REDES SOCIAIS. O PÚBLICO-ALVO\r\n
      ERAM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARTINS NO RIO GRANDE\r\n
      DO NORTE. ESSA PROPOSTA SURGIU DE UM GRUPO DE PESQUISA EM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE\r\n
      ATUAM TANTO NO ENSINO BÁSICO COMO NO ENSINO SUPERIOR, E TOMOU COMO BASE TEÓRICA SÁ (2012) QUE TEM\r\n
      INÚMEROS TRABALHOS SOBRE O USO DO XADREZ COMO RECURSO EDUCACIONAL E BUENO JUNIOR (2017) QUE CITA A\r\n
      RELAÇÃO DO XADREZ COM A MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA FORAM SATISFATÓRIOS, TENDO EM VISTA\r\n
      QUE FOI POSSÍVEL VERIFICAR A RELAÇÃO XADREZ/MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR, POSSIBILITANDO QUE OS\r\n
      ALUNOS SE SENTISSEM MAIS À VONTADE NA ABORDAGEM DE NOVOS CONTEÚDOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "XADREZ, MATEMÁTICA, LÚDICO, EDUCAÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID4772_29082020113456.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON JEFTY RODRIGUES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON JEFTY"
    "autor_email" => "andersonjefty2010@hotmail"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69712
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 904
    "inscrito_id" => 4772
    "titulo" => """
      XADREZ COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE\r\n
      MATEMÁTICA
      """
    "resumo" => """
      O XADREZ É UM JOGO QUE ENVOLVE ESTRATÉGIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E, SOBRETUDO, PENSAMENTO RÁPIDO PARA\r\n
      PREVER JOGADAS; DEVIDO A ISSO, É POSSÍVEL LIGÁ-LO A DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ARTIGO PROCURA\r\n
      MOSTRAR COMO PODEMOS RELACIONAR O XADREZ COM A MATEMÁTICA E APLICÁ-LO DE UMA MANEIRA LÚDICA PARA\r\n
      MOTIVAR OS ALUNOS SEM FUGIR DOS ASSUNTOS QUE SERIAM ABORDADOS EM SALA DE AULA. A PESQUISA FOI\r\n
      APLICADA POR MEIO DE FORMULÁRIO NO GOOGLE FORMS E COMPARTILHADA NAS REDES SOCIAIS. O PÚBLICO-ALVO\r\n
      ERAM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARTINS NO RIO GRANDE\r\n
      DO NORTE. ESSA PROPOSTA SURGIU DE UM GRUPO DE PESQUISA EM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE\r\n
      ATUAM TANTO NO ENSINO BÁSICO COMO NO ENSINO SUPERIOR, E TOMOU COMO BASE TEÓRICA SÁ (2012) QUE TEM\r\n
      INÚMEROS TRABALHOS SOBRE O USO DO XADREZ COMO RECURSO EDUCACIONAL E BUENO JUNIOR (2017) QUE CITA A\r\n
      RELAÇÃO DO XADREZ COM A MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA FORAM SATISFATÓRIOS, TENDO EM VISTA\r\n
      QUE FOI POSSÍVEL VERIFICAR A RELAÇÃO XADREZ/MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR, POSSIBILITANDO QUE OS\r\n
      ALUNOS SE SENTISSEM MAIS À VONTADE NA ABORDAGEM DE NOVOS CONTEÚDOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "XADREZ, MATEMÁTICA, LÚDICO, EDUCAÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID4772_29082020113456.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON JEFTY RODRIGUES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON JEFTY"
    "autor_email" => "andersonjefty2010@hotmail"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O XADREZ É UM JOGO QUE ENVOLVE ESTRATÉGIA, RACIOCÍNIO LÓGICO E, SOBRETUDO, PENSAMENTO RÁPIDO PARA PREVER JOGADAS; DEVIDO A ISSO, É POSSÍVEL LIGÁ-LO A DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ARTIGO PROCURA MOSTRAR COMO PODEMOS RELACIONAR O XADREZ COM A MATEMÁTICA E APLICÁ-LO DE UMA MANEIRA LÚDICA PARA MOTIVAR OS ALUNOS SEM FUGIR DOS ASSUNTOS QUE SERIAM ABORDADOS EM SALA DE AULA. A PESQUISA FOI APLICADA POR MEIO DE FORMULÁRIO NO GOOGLE FORMS E COMPARTILHADA NAS REDES SOCIAIS. O PÚBLICO-ALVO ERAM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE MARTINS NO RIO GRANDE DO NORTE. ESSA PROPOSTA SURGIU DE UM GRUPO DE PESQUISA EM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE ATUAM TANTO NO ENSINO BÁSICO COMO NO ENSINO SUPERIOR, E TOMOU COMO BASE TEÓRICA SÁ (2012) QUE TEM INÚMEROS TRABALHOS SOBRE O USO DO XADREZ COMO RECURSO EDUCACIONAL E BUENO JUNIOR (2017) QUE CITA A RELAÇÃO DO XADREZ COM A MATEMÁTICA. OS RESULTADOS DESSA PESQUISA FORAM SATISFATÓRIOS, TENDO EM VISTA QUE FOI POSSÍVEL VERIFICAR A RELAÇÃO XADREZ/MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR, POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM MAIS À VONTADE NA ABORDAGEM DE NOVOS CONTEÚDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.