A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO RECURSO “BON APPETIT CONFEITARIA” PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, OPTOU-SE POR UMA INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVO E DOCUMENTAL. OS DADOS OBTIDOS EVIDENCIARAM QUE O RECURSO ANALISADO, TRATA-SE DE UM JOGO DE CARTAS ANALÓGICO DESENVOLVIDO POR GRADUANDAS EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) PARA AUXILIAR ALUNOS E PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALGUMAS PROPRIEDADES DAS FRAÇÕES. PARA TANTO, IDENTIFICOU-SE QUE ELABORADORAS DEFINIRAM QUE AS CARTAS DO JOGO SÃO DIVIDIDAS EM TRÊS GRUPOS: CENTO E TRINTA E DUAS CARTAS-INGREDIENTES, SEIS CARTAS-RECEITA E TRÊS CARTAS “MENU DAS FRAÇÕES”. O PRINCIPAL OBJETIVO DO JOGO É QUE A CRIANÇA UTILIZE AS CARTAS-INGREDIENTES QUE SÃO APRESENTADAS EM FORMA DE FRAÇÃO PARA COMPLETAR AS CARTAS-RECEITA. NESSE SENTIDO, AFIRMA-SE QUE AS AUTORAS BUSCARAM ARTICULAR OS CONHECIMENTOS SUSCITADOS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FRAÇÃO COM UM ASPECTO QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DA MAIORIA DAS CRIANÇAS: RECEITAS CULINÁRIAS. AVERIGUOU-SE TAMBÉM A PRESENÇA DE ASPECTOS INTERDISCIPLINARES NA JOGABILIDADE DO RECURSO, POIS ESSE OPORTUNIZA AO PROFESSOR EXPLORAR COM OS ESTUDANTES ALÉM DAS PROPRIEDADES DAS FRAÇÕES, O GÊNERO TEXTUAL RECEITA E ASPECTOS DA CULINÁRIA LOCAL. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE O RECURSO ANALISADO OPORTUNIZA AO DOCENTE DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FORMA SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA QUE CORROBORA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO MATEMÁTICO, ESPECIALMENTE NO CONCERNE AS PROPRIEDADES DAS FRAÇÕES