A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA EM UM NÚCLEO PEDAGÓGICO DOS QUATRO NÚCLEOS QUE COMPÕE A EDUCAÇÃO DO CAMPO DO MUNICÍPIO. A ESCOLHA DE UM SÓ NÚCLEO, PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, PARTE DO DIÁLOGO ESTABELECIDO ENTRE O PESQUISADOR E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE JEQUIRIÇÁ - BAHIA. COM ISSO FOI POSSÍVEL VERIFICAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EXECUTADAS OU NÃO PELA REDE MUNICIPAL. PARA REALIZAÇÃO DO PRESENTE ESTUDO, BUSCAMOS APORTES EM VÁRIOS TEÓRICOS DENTRE OS QUAIS: MIGUEL ARROYO (2007; 2011), ROSELI CALDART (2002; 2004), MÔNICA MOLINA (2002), PAULO FREIRE (1999), ENTRE OUTROS, QUE VERSAM SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA A CONCRETIZAÇÃO DA MESMA. O TRANSCURSO DESSE TRABALHO, TENDO POR BASE A PESQUISA-AÇÃO, POSSIBILITOU AOS SEUS PARTICIPANTES CONSTRUÍREM CAMINHOS QUE PODEM SER CONSOLIDADOS NO REDESENHAR DE NOVAS TRAJETÓRIAS.