A UNIVERSIDADE É O ESPELHO SOCIAL E, POR ISSO MESMO DEVE SE MOLDAR PARA ATENDER A SOCIEDADE EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. O CURSO DE ZOOTECNIA ATENDE DIVERSOS ESTUDANTES COM DIFERENTES CASTAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, COGNITIVAS E PENSAMENTOS DIVERSOS. O OBJETIVO FOI MOSTRAR O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO E INTELECTUAL DOS INGRESSANTES (2019/1), ALÉM DA MOTIVAÇÃO DA ESCOLHA DO CURSO. OS DADOS DE FONTES PRIMÁRIAS FORAM COLETADOS EM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS 45 INGRESSANTES DO CURSO DE ZOOTECNIA NO SEMESTRE 2019/1 POR MEIO DO “GOOGLE FORMS”. O QUESTIONÁRIO ANÔNIMO E VOLUNTÁRIO CONSTOU DE 25 (VINTE E CINCO) QUESTÕES OBJETIVAS APLICADAS AO SEGUNDO MÊS DE INGRESSO DOS ESTUDANTES. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES É DA RAÇA PARDA, MORAM COM OS PAIS, ORIUNDOS DE CIDADES VIZINHAS, PROVENIENTES DE ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO, COM FAMÍLIAS COM RENDA FAMILIAR ENTRE UM A DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS COM A MÃE/MADRASTA SENDO A PRIMORDIAL NA MANTENÇA ECONÔMICA DA UNIDADE FAMILIAR. ALÉM DISSO, ESCOLHERAM A OPÇÃO ZOOTECNIA POR APTIDÃO E NÃO TEM NENHUM MEMBRO DA FAMÍLIA TRABALHANDO EM ÁREAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS. CONCLUI-SE QUE O PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DA ZOOTECNIA/UFMT/CAMPUS CUIABÁ SEGUE O FLUXO NORMAL DE DIVERSAS PESQUISAS JÁ REALIZADAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, DEMONSTRANDO A CRESCENTE OCUPAÇÃO DOS PARDOS NO ENSINO SUPERIOR, ALÉM DE ALUNOS DE ORIGEM POBRE. ADEMAIS, NOTOU-SE QUE A MULHER SE SOBRESSAI EM RELAÇÃO À RENDA FAMILIAR QUE SUSTENTA OS ESTUDANTES E QUE A INTERNET SE DESTACA NA BUSCA DE CONHECIMENTO REFLETINDO, NITIDAMENTE, MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS QUE ESTÃO FLUINDO DENTRO DA SOCIEDADE.