COM O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, ESTUDANTES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS TÊM MAIOR FACILIDADE DE ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM PROL DO APRENDIZADO AUTÔNOMO, ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DISPONÍVEIS EM DISPOSITIVOS MÓVEIS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR A EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO BASEADA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COM ALUNOS DE NÍVEL BÁSICO (A1) NA CASA DE CULTURA BRITÂNICA - UFC. A PESQUISA, CUJA NATUREZA É QUALITATIVA, ESTÁ SENDO REALIZADA COM BASE NA TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS, PROPOSTA POR GLASER E STRAUSS (1967), E DIALOGA COM ESTUDOS FOCADOS NO BENEFÍCIO DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA E COM PESQUISAS VOLTADAS PARA O APRENDIZADO ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS MÓVEIS. A METODOLOGIA DO ESTUDO CONSTA DO PROCESSAMENTO DE DADOS GERADOS A PARTIR DE DOIS INSTRUMENTOS, SENDO O PRIMEIRO OS QUESTIONÁRIOS PRÉ E PÓS-PRODUÇÃO, E O SEGUNDO AS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DOS APRENDIZES. FAZENDO-SE USO DO MÉTODO DA COMPARAÇÃO CONSTANTE (MCC), OS FENÔMENOS REFERENTES AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO VOCABULAR DOS SUJEITOS SERÃO DESTACADOS, COMPARADOS E CONTRASTADOS ENTRE SI, ATÉ QUE AS CATEGORIAS GLOBAIS SURJAM NO PROCESSO. OS RESULTADOS PARCIAIS OBTIDOS NA PRIMEIRA FASE INDICAM QUE OS PARTICIPANTES JÁ ERAM FAMILIARIZADOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS. DO NÚMERO TOTAL DE PARTICIPANTES, CERCA DE 75% POSSUÍA EXPERIÊNCIA PRÉVIA COM GRAVAÇÃO DE VÍDEOS POR MEIO DO TELEFONE CELULAR.