O PRESENTE TRABALHO ? UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA PELA PRIMEIRA AUTORA. BUSCOU-SE MAPEAR A RELA??O UNIVERSIDADE-ESCOLA POR MEIO DOS EST?GIOS SUPERVISIONADOS OBRIGAT?RIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA PRESENCIAIS DA UFJF. OS AUTORES DO CAMPO DA EDUCA??O COM OS QUAIS DIALOGAMOS DEFENDEM O EST?GIO COMO UM ESPA?O DE FORMA??O INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES, ENFATIZANDO O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR SUPERVISOR COMO COFORMADORES DOS LICENCIANDOS. FOI REALIZADA UMA LEITURA DOS REGISTROS DOS EST?GIOS DAS LICENCIATURAS PRESENCIAIS DO CAMPUS SEDE, DISPONIBILIZADOS PELA COORDENA??O DE EST?GIO (COE) DA FACULDADE DE EDUCA??O (FACED). PERCEBEMOS QUE H? UMA MAIOR CONCENTRA??O DE EST?GIOS NAS REGI?ES CENTRAIS DA CIDADE E NO ENTORNO DA UFJF, UMA VEZ QUE S?O DE F?CIL ACESSO PARA OS ESTUDANTES. AL?M DISSO, EM DIVERSAS ESCOLAS HOUVE A PRESEN?A DE ESTAGI?RIOS DE CURSOS DISTINTOS, O QUE PARA N?S INDICA UMA RICA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, POR MEIO DA INTERA??O ENTRE OS PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA, PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR, OS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS E OS ALUNOS DA EDUCA??O B?SICA. ENTENDER COMO ESSE LICENCIANDO CHEGA A ESSAS INSTITUI??ES DE ENSINO E COMO AS TROCAS FORMATIVAS S?O TECIDAS SE CONSTITUI PARA N?S UM RICO ESPA?O DE PESQUISA.