A ESCOLHA DE PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS NA PRODU??O DO MATERIAL EMP?RICO DEVE ESTAR VINCULADA AO PROBLEMA DE PESQUISA DELINEADO, BEM COMO QUAIS SER?O OS PARTICIPANTES DA PESQUISA. T?M-SE OBSERVADO O CRESCENTE AUMENTO DE PESQUISAS NA ?REA DA EDUCA??O, EM ESPECIAL, DA EDUCA??O INFANTIL, E QUE TRAZEM AS CRIAN?AS COMO SUJEITOS PARTICIPANTES DAS PESQUISAS, OBJETIVANDO COM ISSO O ESTUDO DE SEUS IND?CIOS EXPRESSIVOS, PROPOSTA QUE SE APRESENTA COMO UM DESAFIO. DESAFIO QUE SE COLOCA NA COMPREENS?O DOS RECURSOS METODOL?GICOS, NO SENTIDO DE ATENDER AOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS PARA A PESQUISA E TAMB?M COMO FORMA DE SUPERAR CONCEITOS PRODUZIDOS HISTORICAMENTE NO QUAL COMPREENDEM A CRIAN?A COMO INCAPAZ DE ARGUMENTAR OU DE SE POSICIONAR. O TEXTO QUE SEGUE TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR, POR MEIO DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA REALIZADA NA BASE DE DADOS DO GRUPO DE TRABALHO - EDUCA??O DE CRIAN?AS DE 0 A 6 ANOS (GT 7) DA ANPED, NO PER?ODO DE 2012 A 2016, PESQUISAS QUE EVIDENCIAVAM VIV?NCIAS E EXPERI?NCIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE CRIAN?AS DESSA FAIXA ET?RIA, EM ESPECIAL, AS QUE SE PROPUSERAM TRAZE-LAS COMO PRINCIPAIS INTERLOCUTORAS. OS RESULTADOS PRELIMINARES INDICAM QUE, EM VIRTUDE DE SER UM DESAFIO TER A CRIAN?A ENQUANTO SUJEITO E N?O S? COMO O ?OBJETO? DE PESQUISA, O USO DE DIFERENTES PROCEDIMENTOS ? UM ASPECTO QUE DEVE SER UM ASPECTO DE MUITA RELEV?NCIA NA ESCOLHA DO PESQUISADOR, PARA QUE DE FATO EFETIVE E/OU SE APROXIME DA RESPOSTA DOS PROBLEMAS LEVANTADOS PELAS PESQUISAS.