O PRESENTE ARTIGO TRAZ UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO, FUNDAMENTADA NAS VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE. NO ENSINO FUNDAMENTAL II, AS PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO VOLTARAM-SE PARA A COMPREENSÃO DA LEITURA E DA ESCRITA – WRITING E READING. JÁ NO ENSINO MÉDIO, FOCAMOS O TRABALHO DA PRÁTICA E DA HABILIDADE LINGUÍSTICA DE LEITURA, JÁ QUE SE TRATA DE UMA HABILIDADE QUE FAZ PARTE DOS DESCRITORES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. CONSIDERANDO OS DESAFIOS DE ENSINAR LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POSSUA UMA CONSCIÊNCIA SÓCIO-POLÍTICA PARA EXPANDIR E ADAPTAR SEUS MÉTODOS DE ENSINO ÀS DIFERENTES REALIDADES DOS DISCENTES. PORTANTO, TORNA-SE NECESSÁRIO AVALIAR AS COMPETÊNCIAS E AS VISÕES DE ENSINO DOS DOCENTES NESSE CONTEXTO.