O ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO, DESDE O SEU SURGIMENTO EM MEADOS DO SÉCULO XIX, SE APRESENTOU NA ACADEMIA DE FORMA BASTANTE OBJETIVA E ENGESSADA. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO BUSCA ABORDAR A TEMÁTICA DO ENSINO ATUAL NOS VARIADOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PELO NORDESTE, BEM COMO INVESTIGAR AS METODOLOGIAS E DIDÁTICAS DOS PROFESSORES E OS MÉTODOS ALTERNATIVOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA ALCANÇAR UM MELHOR PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NESSA ÁREA JURÍDICA. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALI-QUANTITATIVO DE CUNHO INVESTIGATIVO. FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO PARA OBTER UMA PERCEPTIVA MAIS PESSOAL DE ACADÊMICOS DESSE CURSO EM RELAÇÃO AO ENSINO A ELES, APLICADO VIA INTERNET, ASSIM, FOI ANALISADA SUA VISÃO SOBRE DIFERENTES PRÁTICAS NO AMBIENTE DA SALA DE AULA E SUA OPINIÃO SE A UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS RECURSOS APRESENTARIA UMA MELHORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM. NOTOU-SE QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS DECLAROU NÃO TEREM VIVENCIADO AS DISCIPLINAS COM PROFESSORES QUE UTILIZASSEM DE METODOLOGIAS ATIVAS, DIFICULTANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. BOA PARTE DOS PARTICIPANTES DEMONSTRARAM UMA FALTA E UMA NECESSIDADE EM RELAÇÃO A MÉTODOS MAIS ATIVOS, DE INCENTIVO AO PENSAMENTO CRÍTICO DO DISCENTE E DE MAIOR INTERAÇÃO COM AS PESSOAS AO SEU REDOR, DIFERENTE DO ENSINO APRESENTADO MAJORITARIAMENTE TRADICIONAL. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE O ENSINO JURÍDICO DENTRO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO NORDESTE BRASILEIRO SÃO ENGESSADOS E ORTODOXOS, POUCO TENDO EVOLUÍDO PERANTE AS TRANSFORMAÇÕES NAS METODOLOGIAS DE ENSINO, PRÁTICAS E DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, NECESSITANDO DE HAVER MUDANÇAS PARA UM APRENDIZADO MAJORITARIAMENTE EFICAZ, INCLUSIVO E HUMANITÁRIO