ESTA PESQUISA ABORDA UMA TEMÁTICA ATÉ ENTÃO POUCO DISCUTIDA ENTRE OS EDUCADORES E PESQUISADORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, REFERIMO-NOS ÀS APRENDIZAGENS ESCOLARES DE ESTUDANTES SURDO-NEGROS. DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, APRESENTAMOS AQUI OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO: COMO OCORREM AS INTERAÇÕES DE ESTUDANTES SURDO-NEGROS E OS DEMAIS ESTUDANTES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA REGULAR? O OBJETIVO PRINCIPAL CONSISTIU EM ANALISAR OS TIPOS DE INTERAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE SURDO-NEGROS E OS DEMAIS ESTUDANTES EM UMA ESCOLA REGULAR DE PERSPECTIVA INCLUSIVA. COMO METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO OPTAMOS POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA, COM OBSERVAÇÕES DIRETAS, TENDO SIDO UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO DE DADOS A ENTREVISTA NARRATIVA. OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO DEMONSTRARAM QUE OS ESTUDANTES SURDO-NEGROS APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESTANDO ESTAS DIRETAMENTE RELACIONADA ÀS CONSEQUÊNCIAS DE RACISMO E DE PRECONCEITO RACIAL SOFRIDOS PELOS SUJEITOS SURDO-NEGROS NO ÂMBITO SOCIAL, SOBRETUDO NA ESCOLA. AS NOSSAS CONCLUSÕES APÓS AS ENTREVISTAS NARRATIVAS, E AS ANÁLISES DOS DADOS COLETADOS, NOS MOSTRAM QUE O RACISMO E O PRECONCEITO RACIAL É IGNORADO PELA MAIORIA DOS PROFESSORES, INTÉRPRETES DE LIBRAS E ALGUNS ESTUDANTES, PORÉM FICA EVIDENCIADO A EXISTÊNCIA DE UM ESBOÇO DA CONSTRUÇÃO E AUTO AFIRMAÇÃO, POR SUJEITOS COM SURDEZ DE DESCENDÊNCIA AFRO-BRASILEIRA, DE UMA IDENTIDADE SURDA-NEGRA.