O ENSINO DE BIOLOGIA, AO LONGO DO TEMPO, RECEBEU DIFERENTES PROPOSTAS SOBRE A IMPORT?NCIA DE ABORDAGEM DE ENSINO MAIS INTERATIVAS. O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO ENSINO M?DIO TEM COMO PONTO DE PARTIDA O ESTUDO DA ORGANIZA??O E FUNCIONAMENTO CORPORAL. ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER COMO OS ESTUDANTES CARACTERIZAM O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA NO ENSINO M?DIO, ANALISANDO COMO OS PROFESSORES ABORDAM ESTE CONTE?DO, QUAIS METODOLOGIAS UTILIZAM, DENTRE OUTROS ASPECTOS CARACTER?STICOS NA PERSPECTIVA DA PR?TICA ESCOLAR. O ESTUDO CONSTITUIU-SE UMA PESQUISA QUANTITATIVA, POR MEIO DA APLICA??O DE QUESTION?RIOS ELETR?NICOS A ALUNOS DO 3? ANO DO ENSINO M?DIO E DE INDIV?DUOS QUE J? CONCLU?RAM A EDUCA??O B?SICA. POR MEIO DESTE, PERCEBEU-SE QUE 92% DOS ALUNOS DIZEM LEMBRAR DAS AULAS DA TEM?TICA, E QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS S?O VARIADAS, MAS PRINCIPALMENTE DESTACARAM AS METODOLOGIAS CONSIDERADAS MAIS EFETIVAS NO APRENDIZADO, COMO EXPLICA??O ORAL, USO DE SLIDES, ATIVIDADES PR?TICAS E PE?AS DE DEMONSTRA??O CORPORAL. CONCLUINDO-SE QUE A ANATOMIA HUMANA ? UMA TEM?TICA QUE DESPERTA INTERESSE E ATEN??O DOS ALUNOS, FUNCIONANDO COMO ASSUNTOS-CHAVE NA INTEGRA??O E CONTEXTUALIZA??O DO ENSINO, PODENDO SER UTILIZADO COMO GATILHO NO ENSINO DE OUTRAS TEM?TICAS.