O PRESENTE ARTIGO ANALISA A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE OS IMPACTOS DA CAPACITAÇÃO NO PROCESSO DAS PRÁTICAS INOVADORAS EM SALA DE AULA NA CIDADE DE ARAÇAGI – PB. FAZ-SE NECESSÁRIO FAZERMOS UMA REVISÃO LITERÁRIA SOBRE A CAPACITAÇÃO E SUAS MELHORIAS ATRAVÉS DAS INOVAÇÕES METODOLÓGICAS, TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO – TICS. FOI EMBASADO E ESTRUTURADO NA SEGUINTE PERGUNTA PROBLEMA: QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS DOCENTES DIANTE DA CAPACITAÇÃO PARA AS PRÁTICAS INOVADORAS EM SALA DE AULA? TEM-SE COMO OBJETIVO: ANALISAR AS PERSPECTIVAS DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AS PRÁTICAS INOVADORAS ESTABELECIDAS PELO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL AGRIPINO RIBEIRO FILHO, NA CIDADE DE ARAÇAGI/PB. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ANALISAR AS NECESSIDADES PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA; VERIFICAR SE AS CAPACITAÇÕES OFERECIDAS PELA ESCOLA INFLUENCIAM NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUALIDADE EM CONSONÂNCIA COM AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS; DESCREVERAS PRÁXIS DESENVOLVIDAS EM NA SALA DE AULA PARA OS DISCENTES E IDENTIFICAR COMO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A PESQUISA APRESENTA CARÁTER DESCRITIVO, DESENHO NÃO EXPERIMENTAL, CORTE TRANSVERSAL, ENFOQUE QUALITATIVO. UTILIZOU-SE NA COLETA DOS DADOS, AS ENTREVISTAS ESTRUTURADAS, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE PARA OS PROFESSORES DAS TURMAS DE 6º AOS 9 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS CONCLUI-SE QUE O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO CONTRIBUIRÁ PARA AUXILIAR OS DOCENTES EM SUAS PRÁTICAS INOVADORAS EM SALA DE AULA E COM O PROCESSO EFICAZ DE ENSINO APRENDIZAGEM, ASSISTIDA NA ESCOLA DA CIDADE DE ARAÇAGI/PB.