OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA NO CENÁRIO DE PANDEMIA DA COVID-19 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69212 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1827 "inscrito_id" => 2290 "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA NO CENÁRIO DE PANDEMIA DA COVID-19 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE." "resumo" => "ESTE ARTIGO CIENTÍFICO OBJETIVOU COLETAR DADOS QUE DEMONSTRAM OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DURANTE A COVID-19 PARA PROFESSORES EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE. PRETENDE-SE COMPROVAR QUE PRECISAMOS FORMAR NOSSOS PROFESSORES SOBRE COMO USAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. DESTA FORMA, APRESENTA-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS SÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DO MUNICÍPIO DIANTE DA PANDEMIA E INSERÇÃO DE AULAS REMOTAS REPENTINAMENTE COMO SOLUÇÃO? TEVE-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR O CENÁRIO QUE É MUITO COMPLEXO, MAS É URGENTEMENTE NECESSÁRIO QUE ALTERNATIVAS SEJAM PROPOSTAS. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E REMOTA É UMA MODALIDADE QUE EXIGE PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E INVESTIMENTO. OBSERVOU-SE QUE OS PROFESSORES ACEITARAM A NOVA ROTINA E MANTÊM-SE ENGAJADOS NAS PROPOSTAS SUGERIDAS PELO MUNICÍPIO RESPEITANDO OBVIAMENTE LIMITES DAS ESCOLAS E DAS FAMÍLIAS ENVOLVIDAS. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA SE PAUTOU PELA PESQUISA DE NATUREZA QUANTI-QUALITATIVA, ALICERÇADA EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ABARCAM A TEMÁTICA E PESQUISA DE CAMPO, QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS A VINTE E CINCO PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DE MORRINHOS-CE. ENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ADOTADOS, PRIVILEGIOU-SE A PRODUÇÃO DE ALGUNS AUTORES COMO CALDEIRA (2004), MATTA (2003), PINTO (2014), DEMO (2014), ENTRE OUTROS. DIANTE DE TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE ESSA VERTENTE DE ENSINO REMOTO É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA MANTER A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS PARA OS ESTUDOS, MANTER O ESTÍMULO COGNITIVO ATIVADO, PROMOVER DEBATES E INFORMAÇÕES PARA ALÉM DOS COMPONENTES CURRICULARES, MAS UM DESAFIO PARA NOSSO MUNICÍPIO. CABE MENCIONAR QUE OS PROFESSORES PESQUISADOS TAMBÉM RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NESSE MOMENTO E ALERTAM QUE ALGUNS PROFESSORES DESCONHECEM MUITAS DAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM TECNOLOGIA, POIS É DIFÍCIL O MANUSEIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID2290_16092020104422.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA" "autor_email" => "jv121209@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-UFG" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69212 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1827 "inscrito_id" => 2290 "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA NO CENÁRIO DE PANDEMIA DA COVID-19 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE." "resumo" => "ESTE ARTIGO CIENTÍFICO OBJETIVOU COLETAR DADOS QUE DEMONSTRAM OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DURANTE A COVID-19 PARA PROFESSORES EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE. PRETENDE-SE COMPROVAR QUE PRECISAMOS FORMAR NOSSOS PROFESSORES SOBRE COMO USAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. DESTA FORMA, APRESENTA-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS SÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DO MUNICÍPIO DIANTE DA PANDEMIA E INSERÇÃO DE AULAS REMOTAS REPENTINAMENTE COMO SOLUÇÃO? TEVE-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR O CENÁRIO QUE É MUITO COMPLEXO, MAS É URGENTEMENTE NECESSÁRIO QUE ALTERNATIVAS SEJAM PROPOSTAS. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E REMOTA É UMA MODALIDADE QUE EXIGE PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E INVESTIMENTO. OBSERVOU-SE QUE OS PROFESSORES ACEITARAM A NOVA ROTINA E MANTÊM-SE ENGAJADOS NAS PROPOSTAS SUGERIDAS PELO MUNICÍPIO RESPEITANDO OBVIAMENTE LIMITES DAS ESCOLAS E DAS FAMÍLIAS ENVOLVIDAS. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA SE PAUTOU PELA PESQUISA DE NATUREZA QUANTI-QUALITATIVA, ALICERÇADA EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ABARCAM A TEMÁTICA E PESQUISA DE CAMPO, QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS A VINTE E CINCO PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DE MORRINHOS-CE. ENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ADOTADOS, PRIVILEGIOU-SE A PRODUÇÃO DE ALGUNS AUTORES COMO CALDEIRA (2004), MATTA (2003), PINTO (2014), DEMO (2014), ENTRE OUTROS. DIANTE DE TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE ESSA VERTENTE DE ENSINO REMOTO É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA MANTER A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS PARA OS ESTUDOS, MANTER O ESTÍMULO COGNITIVO ATIVADO, PROMOVER DEBATES E INFORMAÇÕES PARA ALÉM DOS COMPONENTES CURRICULARES, MAS UM DESAFIO PARA NOSSO MUNICÍPIO. CABE MENCIONAR QUE OS PROFESSORES PESQUISADOS TAMBÉM RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NESSE MOMENTO E ALERTAM QUE ALGUNS PROFESSORES DESCONHECEM MUITAS DAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM TECNOLOGIA, POIS É DIFÍCIL O MANUSEIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID2290_16092020104422.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA" "autor_email" => "jv121209@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-UFG" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }