Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA NO CENÁRIO DE PANDEMIA DA COVID-19 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE.

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69212
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1827
    "inscrito_id" => 2290
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA NO CENÁRIO DE PANDEMIA DA COVID-19 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CIENTÍFICO OBJETIVOU COLETAR DADOS QUE DEMONSTRAM OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DURANTE A COVID-19 PARA PROFESSORES EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE.  PRETENDE-SE COMPROVAR QUE PRECISAMOS FORMAR NOSSOS PROFESSORES SOBRE COMO USAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. DESTA FORMA, APRESENTA-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS SÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DO MUNICÍPIO DIANTE DA PANDEMIA E INSERÇÃO DE AULAS REMOTAS REPENTINAMENTE COMO SOLUÇÃO? TEVE-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR O CENÁRIO QUE É MUITO COMPLEXO, MAS É URGENTEMENTE NECESSÁRIO QUE ALTERNATIVAS SEJAM PROPOSTAS. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E REMOTA É UMA MODALIDADE QUE EXIGE PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E INVESTIMENTO. OBSERVOU-SE QUE OS PROFESSORES ACEITARAM A NOVA ROTINA E MANTÊM-SE ENGAJADOS NAS PROPOSTAS SUGERIDAS PELO MUNICÍPIO RESPEITANDO OBVIAMENTE LIMITES DAS ESCOLAS E DAS FAMÍLIAS ENVOLVIDAS. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA SE PAUTOU PELA PESQUISA DE NATUREZA QUANTI-QUALITATIVA, ALICERÇADA EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ABARCAM A TEMÁTICA E PESQUISA DE CAMPO, QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS A VINTE E CINCO PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DE MORRINHOS-CE. ENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ADOTADOS, PRIVILEGIOU-SE A PRODUÇÃO DE ALGUNS AUTORES COMO CALDEIRA (2004),  MATTA (2003), PINTO (2014), DEMO (2014), ENTRE OUTROS. DIANTE DE TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE ESSA VERTENTE DE ENSINO REMOTO É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA MANTER A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS PARA OS ESTUDOS, MANTER O ESTÍMULO COGNITIVO ATIVADO, PROMOVER DEBATES E INFORMAÇÕES PARA ALÉM DOS COMPONENTES CURRICULARES, MAS UM DESAFIO PARA NOSSO MUNICÍPIO. CABE MENCIONAR QUE OS PROFESSORES PESQUISADOS TAMBÉM RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NESSE MOMENTO E ALERTAM QUE ALGUNS PROFESSORES DESCONHECEM MUITAS DAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM TECNOLOGIA, POIS É DIFÍCIL O MANUSEIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID2290_16092020104422.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA"
    "autor_email" => "jv121209@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-UFG"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69212
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1827
    "inscrito_id" => 2290
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA NO CENÁRIO DE PANDEMIA DA COVID-19 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE."
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CIENTÍFICO OBJETIVOU COLETAR DADOS QUE DEMONSTRAM OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DURANTE A COVID-19 PARA PROFESSORES EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE.  PRETENDE-SE COMPROVAR QUE PRECISAMOS FORMAR NOSSOS PROFESSORES SOBRE COMO USAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. DESTA FORMA, APRESENTA-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS SÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DO MUNICÍPIO DIANTE DA PANDEMIA E INSERÇÃO DE AULAS REMOTAS REPENTINAMENTE COMO SOLUÇÃO? TEVE-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR O CENÁRIO QUE É MUITO COMPLEXO, MAS É URGENTEMENTE NECESSÁRIO QUE ALTERNATIVAS SEJAM PROPOSTAS. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E REMOTA É UMA MODALIDADE QUE EXIGE PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E INVESTIMENTO. OBSERVOU-SE QUE OS PROFESSORES ACEITARAM A NOVA ROTINA E MANTÊM-SE ENGAJADOS NAS PROPOSTAS SUGERIDAS PELO MUNICÍPIO RESPEITANDO OBVIAMENTE LIMITES DAS ESCOLAS E DAS FAMÍLIAS ENVOLVIDAS. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA SE PAUTOU PELA PESQUISA DE NATUREZA QUANTI-QUALITATIVA, ALICERÇADA EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ABARCAM A TEMÁTICA E PESQUISA DE CAMPO, QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS A VINTE E CINCO PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DE MORRINHOS-CE. ENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ADOTADOS, PRIVILEGIOU-SE A PRODUÇÃO DE ALGUNS AUTORES COMO CALDEIRA (2004),  MATTA (2003), PINTO (2014), DEMO (2014), ENTRE OUTROS. DIANTE DE TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE ESSA VERTENTE DE ENSINO REMOTO É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA MANTER A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS PARA OS ESTUDOS, MANTER O ESTÍMULO COGNITIVO ATIVADO, PROMOVER DEBATES E INFORMAÇÕES PARA ALÉM DOS COMPONENTES CURRICULARES, MAS UM DESAFIO PARA NOSSO MUNICÍPIO. CABE MENCIONAR QUE OS PROFESSORES PESQUISADOS TAMBÉM RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NESSE MOMENTO E ALERTAM QUE ALGUNS PROFESSORES DESCONHECEM MUITAS DAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM TECNOLOGIA, POIS É DIFÍCIL O MANUSEIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID2290_16092020104422.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA"
    "autor_email" => "jv121209@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS-UFG"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO CIENTÍFICO OBJETIVOU COLETAR DADOS QUE DEMONSTRAM OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA REMOTA DIANTE DO CENÁRIO DE PANDEMIA DURANTE A COVID-19 PARA PROFESSORES EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MORRINHOS-CE. PRETENDE-SE COMPROVAR QUE PRECISAMOS FORMAR NOSSOS PROFESSORES SOBRE COMO USAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DE UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. DESTA FORMA, APRESENTA-SE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS SÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DO MUNICÍPIO DIANTE DA PANDEMIA E INSERÇÃO DE AULAS REMOTAS REPENTINAMENTE COMO SOLUÇÃO? TEVE-SE COMO OBJETIVO APRESENTAR O CENÁRIO QUE É MUITO COMPLEXO, MAS É URGENTEMENTE NECESSÁRIO QUE ALTERNATIVAS SEJAM PROPOSTAS. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E REMOTA É UMA MODALIDADE QUE EXIGE PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E INVESTIMENTO. OBSERVOU-SE QUE OS PROFESSORES ACEITARAM A NOVA ROTINA E MANTÊM-SE ENGAJADOS NAS PROPOSTAS SUGERIDAS PELO MUNICÍPIO RESPEITANDO OBVIAMENTE LIMITES DAS ESCOLAS E DAS FAMÍLIAS ENVOLVIDAS. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA SE PAUTOU PELA PESQUISA DE NATUREZA QUANTI-QUALITATIVA, ALICERÇADA EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ABARCAM A TEMÁTICA E PESQUISA DE CAMPO, QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS A VINTE E CINCO PROFESSORES QUE ATUAM NA REDE DE ENSINO PÚBLICA DE MORRINHOS-CE. ENTRE OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ADOTADOS, PRIVILEGIOU-SE A PRODUÇÃO DE ALGUNS AUTORES COMO CALDEIRA (2004), MATTA (2003), PINTO (2014), DEMO (2014), ENTRE OUTROS. DIANTE DE TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE ESSA VERTENTE DE ENSINO REMOTO É UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA MANTER A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS PARA OS ESTUDOS, MANTER O ESTÍMULO COGNITIVO ATIVADO, PROMOVER DEBATES E INFORMAÇÕES PARA ALÉM DOS COMPONENTES CURRICULARES, MAS UM DESAFIO PARA NOSSO MUNICÍPIO. CABE MENCIONAR QUE OS PROFESSORES PESQUISADOS TAMBÉM RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NESSE MOMENTO E ALERTAM QUE ALGUNS PROFESSORES DESCONHECEM MUITAS DAS PRÁTICAS QUE ENVOLVEM TECNOLOGIA, POIS É DIFÍCIL O MANUSEIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.