AO CONSIDERARMOS A TEMÁTICA AMBIENTAL MUITO RELEVANTE QUANDO O ENFOQUE SÃO MATERIAIS DIDÁTICOS, O LIVRO DIDÁTICO DADO A SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO EDUCATIVO É UM IMPORTANTE VEÍCULO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM VIVENCIADOS POR DOCENTES E DISCENTES. A TEMÁTICA AMBIENTAL APRESENTA UMA ESTREITA RELAÇÃO COM AS DISCIPLINAS QUE COMPÕE AS CIÊNCIAS NATURAIS, POR ISSO, SÃO CONCEBIDAS COMO ESPAÇOS PRIVILEGIADOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO FORMAL. ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR UM PANORAMA SOBRE ARTIGOS QUE RETRATAM A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS. PARA ISTO FORAM SELECIONADOS ARTIGOS, EM BANCOS DE DADOS E REVISTAS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E AFINS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS, QUE CONTEMPLARAM O TEMA PROPOSTO. COM A ANÁLISE DOS ARTIGOS ENCONTRADOS PODE-SE PERCEBER QUE ELES APONTAM MUITAS CRÍTICAS RELATIVAS AOS LIVROS DIDÁTICOS, EMBORA RECONHEÇAM SUA IMPORTÂNCIA. IMPORTANTE RESSALTAR TAMBÉM QUE AS PESQUISAS ANALISADAS PELOS ARTIGOS APRESENTAM LACUNAS EM SUA POTENCIAL CONTRIBUIÇÃO COM A MELHORIA DOS LIVROS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA QUE PROPICIA A INCORPORAÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL.