RESUMO
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMPUS
III DA UFPB, ANALISAM SUAS EXPERIÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PROPOSTOS PELOS
DOCENTES DO REFERIDO CURSO. O ENSINO SUPERIOR NÃO ESTÁ LIVRE DE PROBLEMAS QUANDO O ASSUNTO É
AVALIAÇÃO. É POSSÍVEL PERCEBER SITUAÇÕES HISTORICAMENTE IDENTIFICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO
INSTRUMENTOS INADEQUADOS, FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES, USO EXCLUSIVO DE PROVAS,
COMPETIÇÃO, EXCLUSÃO OU UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA OU COMPARAÇÃO
ENTRE DISCENTES. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZOU O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO
PARA LEVANTAMENTO DOS DADOS, QUE FORAM APLICADOS A ESTUDANTES DE DIFERENTES PERÍODOS DO CURSO
DE PEDAGOGIA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ UM PREDOMÍNIO DE INSTRUMENTOS MAIS
TRADICIONAIS, A EXEMPLO DA PROVA, EM DETRIMENTO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CARÁTER MAIS
PROCESSUAL E FORMATIVO. OS ALUNOS CONCLUINTES E ÀQUELES QUE INGRESSARAM NO CURSO,
RECENTEMENTE, DEFENDEM A PROPOSTA DE QUE É PRECISO DIVERSIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO PARA
QUE O DISCURSO DOS PROFESSORES E OS ESTUDOS TEÓRICOS DESENVOLVIDOS TENHAM COERÊNCIA E
PROMOVAM EXPERIÊNCIAS DE NOVAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DE
AVALIAÇÃO PODE CONDUZIR AOS DOCENTES EM FORMAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS E
INCLUSIVAS NO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO.