Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS III DA UFPB

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, CURSO DE PEDAGOGIA, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
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      RESUMO\r\n
      ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMPUS\r\n
      III DA UFPB, ANALISAM SUAS EXPERIÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PROPOSTOS PELOS\r\n
      DOCENTES DO REFERIDO CURSO. O ENSINO SUPERIOR NÃO ESTÁ LIVRE DE PROBLEMAS QUANDO O ASSUNTO É\r\n
      AVALIAÇÃO. É POSSÍVEL PERCEBER SITUAÇÕES HISTORICAMENTE IDENTIFICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO\r\n
      INSTRUMENTOS INADEQUADOS, FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES, USO EXCLUSIVO DE PROVAS,\r\n
      COMPETIÇÃO, EXCLUSÃO OU UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA OU COMPARAÇÃO\r\n
      ENTRE DISCENTES. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZOU O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO\r\n
      PARA LEVANTAMENTO DOS DADOS, QUE FORAM APLICADOS A ESTUDANTES DE DIFERENTES PERÍODOS DO CURSO\r\n
      DE PEDAGOGIA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ UM PREDOMÍNIO DE INSTRUMENTOS MAIS\r\n
      TRADICIONAIS, A EXEMPLO DA PROVA, EM DETRIMENTO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CARÁTER MAIS\r\n
      PROCESSUAL E FORMATIVO. OS ALUNOS CONCLUINTES E ÀQUELES QUE INGRESSARAM NO CURSO,\r\n
      RECENTEMENTE, DEFENDEM A PROPOSTA DE QUE É PRECISO DIVERSIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO PARA\r\n
      QUE O DISCURSO DOS PROFESSORES E OS ESTUDOS TEÓRICOS DESENVOLVIDOS TENHAM COERÊNCIA E\r\n
      PROMOVAM EXPERIÊNCIAS DE NOVAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DE\r\n
      AVALIAÇÃO PODE CONDUZIR AOS DOCENTES EM FORMAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS E\r\n
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMPUS III DA UFPB, ANALISAM SUAS EXPERIÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PROPOSTOS PELOS DOCENTES DO REFERIDO CURSO. O ENSINO SUPERIOR NÃO ESTÁ LIVRE DE PROBLEMAS QUANDO O ASSUNTO É AVALIAÇÃO. É POSSÍVEL PERCEBER SITUAÇÕES HISTORICAMENTE IDENTIFICADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO INSTRUMENTOS INADEQUADOS, FALTA DE PREPARO DOS PROFESSORES, USO EXCLUSIVO DE PROVAS, COMPETIÇÃO, EXCLUSÃO OU UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA OU COMPARAÇÃO ENTRE DISCENTES. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA UTILIZOU O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO PARA LEVANTAMENTO DOS DADOS, QUE FORAM APLICADOS A ESTUDANTES DE DIFERENTES PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ UM PREDOMÍNIO DE INSTRUMENTOS MAIS TRADICIONAIS, A EXEMPLO DA PROVA, EM DETRIMENTO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CARÁTER MAIS PROCESSUAL E FORMATIVO. OS ALUNOS CONCLUINTES E ÀQUELES QUE INGRESSARAM NO CURSO, RECENTEMENTE, DEFENDEM A PROPOSTA DE QUE É PRECISO DIVERSIFICAR AS ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO PARA QUE O DISCURSO DOS PROFESSORES E OS ESTUDOS TEÓRICOS DESENVOLVIDOS TENHAM COERÊNCIA E PROMOVAM EXPERIÊNCIAS DE NOVAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DE AVALIAÇÃO PODE CONDUZIR AOS DOCENTES EM FORMAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS E INCLUSIVAS NO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO.

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