ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR SUCINTAMENTE UM TRABALHO DE PESQUISA ETNOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CUJO OBJETIVO FOI INVESTIGAR SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO, PRINCIPALMENTE NO ESPAÇO DEDICADO AO TRABALHO COM A LEITURA DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LOCAL DE INSERÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM FAVOR DA CIDADANIA. DESSA FORMA, PROPOMOS O TRABALHO COM CORDEL COMO FORMA DE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO DO ALUNO, BEM COMO SUA CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL, HISTÓRICA, POLÍTICA E ECONÔMICA, PRINCIPALMENTE NA REGIÃO NORDESTE, POR SER O LOCAL EM QUE ESSA MANIFESTAÇÃO POPULAR ENCONTROU MAIOR FACILIDADE DE PROPAGAÇÃO NO BRASIL. NESTA PERSPECTIVA, PARTIMOS DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO 2º SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EM SUA AÇÃO DOCENTE FRENTE AO TRABALHO COM A LEITURA DE TEXTOS; BEM COMO DA ADOÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO QUE PERMITISSE INTERROGAR O PROFISSIONAL SOBRE SUA PRÁTICA DE TRABALHO COM A LEITURA DO CORDEL, CUJAS RESPOSTAS VERIFICARAM A NECESSIDADE DE ELABORAÇÃO DE UMA TOMADA DE AÇÃO QUE POSSIBILITOU TRABALHAR A LITERATURA NUMA INTERDEPENDÊNCIA ENTRE O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO E O GÊNERO LITERÁRIO.