ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO FÔNICO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA, VISTO QUE A LEITURA É PROVENIENTE DA PRODUÇÃO CULTURAL DO SER HUMANO, E SE FAZ ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE TODOS. APRENDER A LER CONSISTE NUM PROCESSO COMPLEXO DEPENDENTE DO EXERCÍCIO DE ASPECTOS NEUROBIOLÓGICOS E METODOLOGIAS COERENTES. CONSIDERANDO O PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES NO INÍCIO DA ALFABETIZAÇÃO, A ROTA FONOLÓGICA, É EM MAIOR GRAU UTILIZADA. SUBSIDIADO POR UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LEITURA, REALIZOU-SE BUSCAS ATRAVÉS DA BASE DE DADOS ONLINE E GRATUITA GOOGLE SCHOLAR, RESULTANDO EM PRIMEIRO MOMENTO EM 258 ARTIGOS, UTILIZANDO DE CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO ESPECÍFICOS RESTARAM 8 ARTIGOS, OS QUAIS PASSARAM POR DEVIDAS ANÁLISES. OS RESULTADOS APONTAM PARA ESTREITAS RELAÇÕES ENTRE O MÉTODO FÔNICO E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, BEM COMO PARA O USO DESTE MÉTODO COMO INTERVENTOR EM CASOS DE DIFICULDADES NA LEITURA. FATOS DECORRENTES DOS ACHADOS DE QUE AS INSTRUÇÕES FÔNICAS MELHOR ATENDEM A LEITURA POR ROTA FONOLÓGICA (DECODIFICAÇÃO) A QUAL PERMITE FAZER A CONSTRUÇÃO DAS UNIDADES DA PALAVRA POR JUNÇÃO LETRA-SOM.