Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTOS EM LIBRAS: ANÁLISE DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: LETRAMENTO EM LIBRAS, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO DE LIBRAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO DE SURDOS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68814
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 4615
    "titulo" => "LETRAMENTOS EM LIBRAS: ANÁLISE DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA DA ANÁLISE DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONCEBENDO A COMPREENSÃO DOS LETRAMENTOS EM LIBRAS VISTOS SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS DO GRUPO DE NOVA LONDRES (1996). OBJETIVAMOS COM ESTA PRODUÇÃO ANALISAR DOIS VOLUMES DA OBRA “LETRAMENTOS EM LIBRAS” DE MONTANHER; JESUS; FERNANDES (2010A; 2010B) A SABER COMO AS MESMAS PODEM SER USADAS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE QUE FORMA ELAS PODEM CONTRIBUIR PARA A AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA PARA OS ALUNOS SURDOS. PARA ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS, REALIZAMOS UMA PESQUISA DOCUMENTAL DAS DUAS OBRAS CITADAS EM QUE VIMOS ALGUNS PARÂMETROS, TAIS COMO: NÍVEL LINGUÍSTICO, AQUISIÇÃO DE LÍNGUA, RECURSOS VISUAIS, APLICABILIDADE PARA AS AULAS E OUTROS. AMPARAMOS NOSSAS ANÁLISES E DISCUSSÕES DENTRO DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS COM ROJO (2012), SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM SOARES (2014) E SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS USAMOS QUADROS (2006). A PARTIR DA ANÁLISE DOS DOIS VOLUMES, PERCEBEMOS QUE AS OBRAS APRESENTAM UM NÍVEL LINGUÍSTICO BÁSICO QUE PODE SER USADO PARA AULAS INTRODUTÓRIAS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PARA SURDOS E VISLUMBRAMOS ATÉ PARA O ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA, O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA É POSSÍVEL MEDIANTE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LIBRAS, SENDO UM MATERIAL POSSÍVEL DE SER USADO NAS AULAS COMO UM SUPORTE PARA ESTA ATIVIDADE. ALÉM DE QUE OS RECURSOS VISUAIS UTILIZADOS E APRESENTADOS NAS DUAS OBRAS FACILITAM A COMPREENSÃO E EM RAZÃO DA SUA EXPERIÊNCIA VISUAL, QUE SÃO COMPREENDIDOS TANTO NO ASPECTO DA MULTIMODALIDADE DOS ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO DAS OBRAS, COMO TAMBÉM, DA RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE AS CULTURAS PRESENTES COM AS LÍNGUAS, SENDO BASTANTE POSSÍVEIS DE APLICABILIDADE PARA AS AULAS DE ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO EM LIBRAS, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO DE LIBRAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4615_28072020174403.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURO SILVANO MEDEIROS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAURO PEREIRA"
    "autor_email" => "mauro.medeiros.p@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => "5f1f3311d03a6_27072020_170329.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68814
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 4615
    "titulo" => "LETRAMENTOS EM LIBRAS: ANÁLISE DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA DA ANÁLISE DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONCEBENDO A COMPREENSÃO DOS LETRAMENTOS EM LIBRAS VISTOS SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS DO GRUPO DE NOVA LONDRES (1996). OBJETIVAMOS COM ESTA PRODUÇÃO ANALISAR DOIS VOLUMES DA OBRA “LETRAMENTOS EM LIBRAS” DE MONTANHER; JESUS; FERNANDES (2010A; 2010B) A SABER COMO AS MESMAS PODEM SER USADAS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE QUE FORMA ELAS PODEM CONTRIBUIR PARA A AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA PARA OS ALUNOS SURDOS. PARA ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS, REALIZAMOS UMA PESQUISA DOCUMENTAL DAS DUAS OBRAS CITADAS EM QUE VIMOS ALGUNS PARÂMETROS, TAIS COMO: NÍVEL LINGUÍSTICO, AQUISIÇÃO DE LÍNGUA, RECURSOS VISUAIS, APLICABILIDADE PARA AS AULAS E OUTROS. AMPARAMOS NOSSAS ANÁLISES E DISCUSSÕES DENTRO DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS COM ROJO (2012), SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM SOARES (2014) E SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS USAMOS QUADROS (2006). A PARTIR DA ANÁLISE DOS DOIS VOLUMES, PERCEBEMOS QUE AS OBRAS APRESENTAM UM NÍVEL LINGUÍSTICO BÁSICO QUE PODE SER USADO PARA AULAS INTRODUTÓRIAS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PARA SURDOS E VISLUMBRAMOS ATÉ PARA O ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA, O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA É POSSÍVEL MEDIANTE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LIBRAS, SENDO UM MATERIAL POSSÍVEL DE SER USADO NAS AULAS COMO UM SUPORTE PARA ESTA ATIVIDADE. ALÉM DE QUE OS RECURSOS VISUAIS UTILIZADOS E APRESENTADOS NAS DUAS OBRAS FACILITAM A COMPREENSÃO E EM RAZÃO DA SUA EXPERIÊNCIA VISUAL, QUE SÃO COMPREENDIDOS TANTO NO ASPECTO DA MULTIMODALIDADE DOS ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO DAS OBRAS, COMO TAMBÉM, DA RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE AS CULTURAS PRESENTES COM AS LÍNGUAS, SENDO BASTANTE POSSÍVEIS DE APLICABILIDADE PARA AS AULAS DE ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO EM LIBRAS, MATERIAL DIDÁTICO, ENSINO DE LIBRAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4615_28072020174403.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURO SILVANO MEDEIROS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MAURO PEREIRA"
    "autor_email" => "mauro.medeiros.p@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => "5f1f3311d03a6_27072020_170329.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRATA DA ANÁLISE DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONCEBENDO A COMPREENSÃO DOS LETRAMENTOS EM LIBRAS VISTOS SOB A ÓTICA DOS MULTILETRAMENTOS DO GRUPO DE NOVA LONDRES (1996). OBJETIVAMOS COM ESTA PRODUÇÃO ANALISAR DOIS VOLUMES DA OBRA “LETRAMENTOS EM LIBRAS” DE MONTANHER; JESUS; FERNANDES (2010A; 2010B) A SABER COMO AS MESMAS PODEM SER USADAS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE QUE FORMA ELAS PODEM CONTRIBUIR PARA A AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA PARA OS ALUNOS SURDOS. PARA ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS, REALIZAMOS UMA PESQUISA DOCUMENTAL DAS DUAS OBRAS CITADAS EM QUE VIMOS ALGUNS PARÂMETROS, TAIS COMO: NÍVEL LINGUÍSTICO, AQUISIÇÃO DE LÍNGUA, RECURSOS VISUAIS, APLICABILIDADE PARA AS AULAS E OUTROS. AMPARAMOS NOSSAS ANÁLISES E DISCUSSÕES DENTRO DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS COM ROJO (2012), SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM SOARES (2014) E SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS USAMOS QUADROS (2006). A PARTIR DA ANÁLISE DOS DOIS VOLUMES, PERCEBEMOS QUE AS OBRAS APRESENTAM UM NÍVEL LINGUÍSTICO BÁSICO QUE PODE SER USADO PARA AULAS INTRODUTÓRIAS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PARA SURDOS E VISLUMBRAMOS ATÉ PARA O ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA, O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA É POSSÍVEL MEDIANTE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE LIBRAS, SENDO UM MATERIAL POSSÍVEL DE SER USADO NAS AULAS COMO UM SUPORTE PARA ESTA ATIVIDADE. ALÉM DE QUE OS RECURSOS VISUAIS UTILIZADOS E APRESENTADOS NAS DUAS OBRAS FACILITAM A COMPREENSÃO E EM RAZÃO DA SUA EXPERIÊNCIA VISUAL, QUE SÃO COMPREENDIDOS TANTO NO ASPECTO DA MULTIMODALIDADE DOS ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO DAS OBRAS, COMO TAMBÉM, DA RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE AS CULTURAS PRESENTES COM AS LÍNGUAS, SENDO BASTANTE POSSÍVEIS DE APLICABILIDADE PARA AS AULAS DE ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.