NOS ?LTIMOS ANOS, PERCEBE-SE UMA APROXIMA??O ENTRE O ENSINO DE CI?NCIAS E AS DIFERENTES LINGUAGENS, DENTRE AS QUAIS PODEMOS CITAR A LITERATURA. PARTINDO DE REFERENCIAIS TE?RICOS COMO MIGUEL ARROYO E YOLANDA REYES, ESTE TRABALHO DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA BUSCA COMPREENDER E APRESENTAR AS POSS?VEIS ABORDAGENS EDUCATIVAS QUE EMERGEM DO ENCONTRO DA LITERATURA COM O ENSINO DE CI?NCIAS. PARA ISSO, PARTIMOS DE ARTIGOS PUBLICADOS NAS ATAS DOS ENPEC?S E DO PORTAL PERI?DICOS CAPES A FIM DE COMPREENDER MELHOR ESTA RELA??O ATRAV?S DA METODOLOGIA DE AN?LISE DO CONTE?DO PROPOSTO POR BARDIN. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, OBSERVAMOS DIFERENTES TIPOS DE ABORDAGENS EDUCACIONAIS QUE APONTAM POSS?VEIS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DE CONTE?DOS, POPULARIZA??O DA CI?NCIA, FORMA??O CR?TICA, ENTRE OUTROS.