Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 194
MULTIESPACIALIDADE GEOGRAFICA:A MÚSICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Palavra-chaves: LINGUAGEM MUSICAL, ENSINO, GEOGRAFIA ESCOLAR, , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DA PESQUISA APLICADA COM OS ALUNOS DO 8º ANO DA UNIDADE DE ENSINO BÁSICO ANTÔNIO VIEIRA, SÃO LUÍS - MA, FOCANDO AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A GEOGRAFIA E A LINGUAGEM MUSICAL, A INFLUÊNCIA NA VIDA SOCIAL E CULTURAL DOS ESTUDANTES, PARA TANTO, CONSIDERAMOS DIVERSOS ESTILOS MUSICAIS. BUSCOU-SE OBSERVAR E REGISTRAR FOTOGRAFICAMENTE O COMPORTAMENTO, BEM COMO OS ESTILOS MUSICAIS INDIVIDUAIS E GRUPAIS DESTES ADOLESCENTES. TRABALHAR COM A REALIDADE LOCAL, TRAZENDO SITUAÇÕES COTIDIANAS, COMPARTILHANDO NOVAS IDEIAS E SABERES, DAS QUAIS SE PÔDE TIRAR PROVEITO, VISANDO SUPERAR DIFICULDADES QUE SE APRESENTARAM DIARIAMENTE. DO PONTO DE VISTA DA GEOGRAFIA, ESTA É UMA IMPORTANTE PERSPECTIVA PARA A ANÁLISE ESPACIAL, OU SEJA, OBSERVANDO-SE O ENTORNO, PERCEBENDO OS FENÔMENOS QUE SE APRESENTAM, ANALISANDO A PAISAGEM E AS TRAMAS SOCIAIS QUE SE DESENVOLVEM. NESSE PROCESSO DE APRENDER A LER, LENDO O ESPAÇO, NÃO HÁ UMA REGRA, UM MÉTODO ESTABELECIDO A PRIORI, NEM A POSSIBILIDADE DE ELENCAR TÉCNICAS CAPAZES DE DAR CONTA DA COMPLEXIDADE DAQUILO QUE PROPOMOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.