NO PRESENTE ESTUDO FOI FEITA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE POSSIBILITOU OBTER INFORMAÇÕES SOBRE A PROBLEMÁTICA, QUE É O PROCESSO DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR. É UM ESTUDO DE CASO QUE TRAZ UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FRENTE A EXPERIÊNCIAS OBSERVADAS EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE ITABERABA NA BAHIA, COM A PARTICIPAÇÃO DE GESTORES, TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, PESSOAL DE APOIO, INTERPRETES PROFESSORES E ALUNOS. PROCEDEU-SE A UMA ANÁLISE DOCUMENTAL, OBSERVAÇÕES ENVOLVENDO TÉCNICOS E PESSOAL DE APOIO ENQUANTO DIRETORA, PROFESSORES E INTÉRPRETES FORAM ENTREVISTADOS E SEUS DEPOIMENTOS JUNTAMENTE COM AS OBSERVAÇÕES DO PESQUISADOR FORAM ANALISADOS. OS RESULTADOS ASSIM OBTIDOS INDICAM DIFICULDADES QUE VÃO DESDE O ESPAÇO ESCOLAR, DESCONHECIMENTO DO PROFESSOR E COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A SURDEZ E COMO ATUAR COM OS SURDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL. FOI CONSTATADA A PERFEITA INTERAÇÃO ENTRE INTERPRETES E ALUNOS SURDOS E ENTRE PROFESSORAS E INTERPRETES POREM O MESMO NÃO OCORRE QUANDO ANALISAMOS A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORAS E ALUNOS SURDOS. COM BASE NO EXPOSTO É NECESSÁRIO QUE NOSSOS DIRIGENTES NAS TRÊS ESFERAS DE PODER ADEQUEM SEUS ESFORÇOS NA PREPARAÇÃO DA BASE FÍSICA E PESSOAL PARA MELHOR DAS ESCOLAS PARA MELHOR RECEPCIONAR AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E QUE NOSSAS UNIVERSIDADES ADEQUEM SUAS LICENCIATURAS ÀS NECESSIDADES PARA O PROCESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.