O PRESENTE ESTUDO BUSCOU COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA RECONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO METODOLÓGICO NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NO PRÉ ACADÊMICO PORTAL - UFPE, BUSCANDO ADAPTAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ENSINO ATRAVÉS DE DIVERSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE USO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES E JOVENS QUE ESTÃO SE PREPARANDO PARA O ENEM. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA- DESCRITIVA, CUJOS PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE FORAM, GUIADOS PELA DESCRIÇÃO DA APLICABILIDADE DAS METODOLOGIAS COM BASE EM UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO PRÉVIO SOBRE PLANEJAMENTO DO ENSINO E FORMAS DE APLICAÇÃO REMOTA. OS LEVANTAMENTOS REVELAM QUE EXISTEM POSSIBILIDADES PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DENTRO DO ESPAÇO VIRTUAL, POIS, APESAR DE TODOS IMPREVISTOS OCORRENTES DENTRO DE UM PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO, EXISTE UM OBJETIVO MAIOR QUE É COLABORAR COM A APROVAÇÃO DOS ESTUDANTES NOS VESTIBULARES.