O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FOI EMPREGADA A METODOLOGIA DE REVISÃO DE LITERATURA DO TIPO NARRATIVA, A PARTIR DOS SEGUINTES DESCRITORES: NEUROCIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E EMOÇÕES. A NEUROCIÊNCIAS CONSIDERA AS EMOÇÕES MUITO IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PRINCIPALMENTE PORQUE ELAS MOBILIZAM RECURSOS COGNITIVOS EXISTENTES E ALGUMAS DELAS, COMO A RAIVA, O MEDO E A ANSIEDADE, PODEM ATRAPALHAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DENTRE OS RECURSOS DA NEUROCIÊNCIAS QUE PODEM SER UTILIZADOS PELOS EDUCADORES ESTÃO: A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM; O USO DO LÚDICO EM SALA DE AULA; AS METODOLOGIAS ATIVAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM NEUROEDUCAÇÃO. LOGO, APESAR DE HAVER POUCAS PESQUISAS E PUBLICAÇÕES SOBRE ESTA TEMÁTICA, ESTUDÁ-LA É IMPRESCINDÍVEL, POIS EXISTE UMA DIMENSÃO AFETIVA IMPLICADA NESSE PROCESSO QUE NÃO PODE SER IGNORADA. ACREDITA-SE QUE ESTA REVISÃO CONTRIBUIRÁ PARA FOMENTAR NOVAS PESQUISAS NESTE SEGMENTO.