O PRESENTE TRABALHO ANALISA O PERFIL DAS AULAS MINISTRADAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, NA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE ENSINO MESTRE DO SABER, DA CIDADE DE SANTA QUITÉRIA DO MARANHÃO – MA, DE MANEIRA A IDENTIFICÁ-LAS COMO TRADICIONAIS OU CONSTRUTIVISTAS, BEM COMO EVIDENCIAR SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DO COMPORTAMENTO E REAÇÃO DOS ALUNOS MEDIANTE OS CONTEÚDOS TRABALHADOS PELAS METODOLOGIAS TRADICIONAIS E CONSTRUTIVISTAS. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE AVALIAR CADA UMA DAS AULAS MINISTRADAS EM UM PERÍODO DE QUATRO MESES, OBSERVANDO ASSIM COMO OS ESTUDANTES REAGIAM DIANTE DAS METODOLOGIAS EMPREGADAS. ESSAS AVALIAÇÕES OCORRERAM POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS AO FIM DE CADA CONTEÚDO (CAPÍTULO DO LIVRO) ESTUDADO. FORAM DOIS CONTEÚDOS TRABALHADOS NOS MOLDES CONSTRUTIVISTAS E DOIS NOS MOLDES TRADICIONAIS. COM RELAÇÃO À REAÇÃO DOS ALUNOS FRENTE ÀS METODOLOGIAS, EVIDENCIOU-SE QUE OS ALUNOS SÃO MAIS RECEPTIVOS AS AULAS TRADICIONAIS, DE MANEIRA QUE OPTAM PELO MODELO DE AULAS EXPOSITIVAS E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA MELHOR FIXAÇÃO DOS ASSUNTOS.